Últimas Notícias

Qualificado para Tóquio, saltador Alexsandro Melo volta para Londrina para poder treinar


Alexsandro do Nascimento Melo, mais conhecido como Bolt no meio atlético, mudou-se de São Paulo, onde mora, para Londrina, cidade em que nasceu, logo que as restrições foram impostas pela pandemia da COVID-19. Foi ficar perto da família e aproveitar a possibilidade de treinar melhor na casa paranaense, de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

"Estou fazendo treinos de fortalecimento muscular e de coordenação motora. Tenho em casa duas caixas de salto, algumas anilhas e um colete pesado. Assim posso fazer os treinos passados pelo Neilton de segunda-feira a sábado", disse, referindo-se ao treinador Neilton Salvador Alfano Moura.

A parada das competições deixou o saltador, medalha de bronze no salto triplo no Mundial Universitário de Nápoles-2019, triste, pois havia desempenhado bem no início da temporada 2020 no Campeonato Sul Americano Indoor, em Cochabamba, Bolívia. Ele foi o destaque da delegação brasileira e da competição, realizada no início de fevereiro pela primeira vez no continente. 

"Venci o salto em distância e o salto triplo, com bons resultados, ganhando dois ouros em Cochabamba. Estava me preparando para o Mundial em Pista Coberta da China, que acabou adiado para 2021. A expectativa era muito grande para a Olimpíada de Tóquio, mas de repente tudo parou. O foco, porém, continua igual. Quero ir a Tóquio no ano que vem em condições ainda melhores e o objetivo é lutar por medalha. Antes da Olimpíada, teremos o Mundial Indoor na China", lembrou ele,. 

O paranaense conseguiu o índice olímpico para ir a Tóquio no triplo no Meeting de Sotteville, na França, com 17,20 m (2.0), em julho de 2019. Pouco antes, ainda fora do prazo de obtenção das marcas mínimas, ele saltou 17,31 (0.4) em Cochabamba, em abril. Com a marca, ele lidera o Ranking Brasileiro de 2019. É o primeiro colocado também no salto em distância, com 8,12 m (0.4).

Além dos treinos nesta época de quarentena, Alexsandro, de 24 anos, aproveita o tempo para se aprofundar nas questões escolares. Ele cursa educação física na UNG e está preparando seu TCC sobre o atletismo e saltos horizontais, acompanhando a diversas palestras do Brasil e do exterior, pela internet.

Para Neilton, o objetivo principal dos treinos realizados por Bolt é evitar uma queda mais pronunciada em seu condicionamento. "Ele é um dos atletas que estão se mantendo isolados e treinando apenas em casa. Já são oito semanas. Tenho tentado fazer com que ele cumpra os treinos adaptados para o espaço e implementos que conseguiu juntar. Tentamos controlar seu estado de treinamento com alguns testes", comentou o treinador. Alexsandro tem também como responsabilidade, em Londrina, conscientizar a família do problema, tentando preservar a integridade de todos nos próximos meses.

O treinador espera voltar à rotina de preparação em breve. "Tenho esperança de podermos voltar aos treinos normais em 6 a 8 semanas e competir em dezembro, o que já seria preparação para os eventos indoor da temporada seguinte. O Alexsandro tem melhorado seus resultados a cada ano e o adiamento das competições, num primeiro olhar, foi vantajoso, mas o isolamento trará uma grande desigualdade de condições para a próxima temporada."


Bolt começou a se interessar por esporte aos 13 anos, após as Olimpíadas de Pequim-2008. Uma cena em especial despertou seu desejo ao ver Maurren Maggi emocionada após a conquista do ouro no salto em distância e abraçada a seu treinador Nélio Moura (irmão de Neilton). Começou em Londrina ao acompanhar uma prima que já era atleta.

Foto: Wagner Carmo/CBAt


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar