Últimas Notícias

Na primeira vez pós-coronavírus, norueguês Jakob Ingebrigtsen bate recorde nacional dos 5km de rua


Mesmo que aos poucos, o esporte vai retornando as suas origens depois dos estragos causados pelo pandemia. E já nesta quarta-feira, 20, em uma das primeiras competições organizadas no pós-coronavírus, o norueguês Jakob Ingebrigtsen quebrou o recorde nacional dos 5 km de rua, com 13m28. Ele aniquilou a marca anterior, que era de Norstad Moen, de 13m37.

O jovem de 19 anos passa a ter a quinta melhor marca europeia da história. Pelas ruas de Stavanger, na Noruega, ele teve que superar outros quatro competidores, incluindo seu irmão mais velho, Henrik, que finalizou a prova com 13m32 (agora segunda melhor marca do país). Jakob agora é detentor do recorde nacional dos 5km e dos 10km, marca que ele já havia superado no ano passado, com 27m54.

Jakob estava sem competir desde dezembro do ano passado, quando foi campeão do Europeu Sub-20 de Cross-Country, em Lisboa, Portugal, e se mostrou feliz com seu retorno. "Foi divertido finalmente colocar um número de corrida no meu peito novamente", disse ele. "Mas eu tive que acordar meu corpo", completou.


A corrida desta quarta-feira foi totalmente adaptada para cumprir as medidas sanitárias e controlar a propagação do coronavírus, e os competidores tiveram que largar em "grids", como acontece no automobilismo. Os atletas também foram instruídos a não se enfileirarem um atrás do outro como forma de se aproveitar do vácuo durante a corrida.

Apesar de ser uma corrida com poucos competidores, o recorde de Ingebrigtsen será, sim, homologado. A organização se preocupou em realizar medições corretas no circuito, já pensando em situações como esta. "Tivemos de ter a certeza de que o percurso estava bem medido e homologado pela federação antes de aceitarmos", declarou, na véspera, Gjert Ingebrigtsen, o pai e treinador dos irmãos.

Embora a pouca idade, Jakob já é um ídolo na Noruega. Ele é o atual campeão europeu nos 1.500m e nos 5.000m e foi finalista nas duas provas no Campeonato Mundial de Doha, no ano passado, terminando na quarta e quinta colocações, respectivamente. O jovem também foi campeão europeu indoor nos 3000m e ficou com a prata nos 1.500m, também em 2019.

Jakob e Henrik são atrações garantidas nos Jogos Impossíveis, que reunirá grandes nomes da Escandinávia, tentando bater diversos recordes. Estão programados  para acontecer em 11 de junho, em Oslo, na Noruega. Outro irmão corredor, Filip Ingebrigtsen, também deve competir no evento. Armand Duplantis, recordista mundial no salto com vara, e Kastern Warholm, bicampeão mundial nos 400m, estão confirmados.

O atletismo foi um dos esportes que mais se reinventou durante a pandemia. Sem poder contar com aglomerações, organizadores criaram formatos alternativos de competição. Além dos Jogos Impossíveis, já foram realizadas duas edições do Ultimate Garden Clash, onde lendas do salto com vara competiram dos quintais de suas casas. Acontecerá na Alemanha, em 12 de junho, o Flight Night Dusseldorf, com a presença de espectadores no formato drive in.

Foto: Reprodução/Instagram

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar