Grupos do Mundial de Hóquei no Gelo de 2021 são definidos - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Grupos do Mundial de Hóquei no Gelo de 2021 são definidos

Compartilhe

Seguindo aprovações de seu Conselho, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) anunciou os grupos do próximo Mundial da modalidade. A competição está prevista para acontecer em maio de 2021, nas cidades de Misnk (Belarus) e Riga (Letônia), após a edição de 2020 ter sido cancelada por conta da pandemia do coronavírus.

A definição dos grupos seguiu o sistema de serpentina e foi baseada no ranking mundial de 2020, levando em consideração os resultados dos Campeonatos Mundiais e das Olimpíadas nos últimas quatro anos.

O grupo A será constituído por Rússia, Suécia, República Tcheca, Suíça, Eslováquia, Dinamarca, Belarus e Grã-Bretanha, com sede em Misnk, capital bielorrussa. Já o grupo B terá Canadá, Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, Letônia, Noruega, Itália e Cazaquistão, com jogos disputados em Riga, capital da Letônia. A decisão será jogada em Misnk.

+ Os grupos do hóquei no gelo da Olimpíada de Pequim 2022 já foram definidos. Confira!

A Finlândia é a atual campeã mundial de hóquei no gelo. Os nórdicos conquistaram o título após bater o Canadá, por 3 a 1, na grande decisão da competição sediada na Eslováquia, em 2019. O país com mais títulos do Mundial é a Rússia/URSS com 27 conquistas, seguida de perto pelo Canadá, com 26 títulos. Vale destacar que a competição é anual, acontecendo também nos anos olímpicos.


Mudanças à vista?

O Mundial de 2021 está originalmente agendada para os dias 7 a 23 de maio do próximo ano, mas a IIHF já estuda modificar essas datas em pelo menos duas semanas. A entidade quer se antecipar quanto ao atraso que as ligas nacionais terão durante a temporada de 2020.

Assim, o Mundial poderá ocorrer entre 21 de maio e 6 de junho de 2021. A mudança foi sugerida pelo Conselho da IIHF em uma reunião remota realizada na última terça-feira, 19, mas precisa ser aprovada pelo Congresso da entidade. A alteração também se aplicaria à Divisão I do Campeonato Mundial, espécie de "segunda divisão" da elite.

O presidente da IIHF, René Fasel, comentou a situação e confirmou a possibilidade. "Já é aparente que o início da temporada será adiado para muitas de nossas principais ligas", disse ele. "Temos que tentar adaptar nosso cronograma para poder dar mais dias para as ligas e clubes europeus terminarem suas temporadas".

Fasel, aliás, deverá se manter no cargo por mais um ano, se aprovado pelo Congresso. Também na terça-feira, o Conselho votou a favor de adiar as eleições presidenciais para o próximo Congresso Semestral. O suíço já está na liderança da entidade há 26 anos.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário