Últimas Notícias

Estudo aponta lucro de mais de 1,2 bilhões de dólares para cidades que sediam os Jogos da Commonwealth


Um relatório publicado na última quarta-feira (20) pela Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), evento multiesportivo que reúne os países da Comunidade Britânica, revelou que as cidades-sedes do evento receberam impulsos financeiros significativos, com a entrada de até 1,2 bilhão de dólares em suas economias.

O estudo foi comandado pela auditora PricewaterhouseCoopers (PwC) no último mês de dezembro e incluiu quatro dos cinco últimos Jogos da Commonwealth: Manchester 2002, Melbourne 2006, Glasgow 2014 e Gold Coast 2018. 

Segundo a análise da PwC, os Jogos de Gold Coast renderam um total recorde de 1,2 bilhão de dólares. Manchester (1,1 bilhão), Melbourne (1 bilhão) e Glasgow (800 milhões) também registraram entradas significativas. Os resultados indicaram que, além da injeção direta de recursos nas economias locais, regionais e nacionais, também houve crescimento no turismo, nos investimentos e nos benefícios sociais para a comunidade dessas quatro cidades.

"O relatório mostra de onde viemos em um período relativamente curto, refinando e recalibrando a visão, a missão e as prioridades estratégicas do Movimento Esportivo da Commonwealth”, afirmou o executivo da CGF, David Grevemberg, em entrevista ao site Gamebids.com. “Isso mostra como os Jogos anteriores ​​forneceram valor real e retorno real do investimento. Estamos orgulhosos das informações que surgiram”.

O estudo não incluiu os controversos Jogos de Délhi 2010, pois o evento na cidade indiana foi rodeado de suspeitas de corrupção. Segundo a PwC, os dados desses Jogos foram omitidos porque "a evidência disponível sobre custos e benefícios é menos completa”.

Apesar das edições recentes terem sido bem-sucedidas, a CGF tem se esforçado para atrair cidades qualificadas e interessadas para sediar o principal evento esportivo que acolhe atletas de mais de 70 nações da Commonwealth. A edição de 2022, por exemplo, foi concedida a Birmingham, Inglaterra, depois que Durban, na África do Sul, perdeu seus direitos como cidade-sede por fatores financeiros.

Nesse contexto de incerteza financeira, a nova análise positiva do relatório da PwC surge quando a CGF procura intensamente uma sede para a edição de 2026 dos Jogos. Em abril, a entidade ofereceu à cidade de Hamilton, no Canadá, prioridade caso a cidade desistisse da proposta de receber o torneio apenas em 2030, data que Hamilton tinha como alvo para comemorar o centenário dos Jogos da Commonwealth de 1930, também realizados na cidade.

"O que este relatório faz é mostrar como alguns dos desafios foram enfrentados e as oportunidades aproveitadas, e que esses dados proporcionem aos parceiros do setor público perspectiva e confiança, com informações legítimas e credíveis para considerar fortemente a possibilidade de receber os Jogos da Commonwealth em sua região", disse Grevemberg.

Imagem: Divulgação/Gamebids.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar