Últimas Notícias

Virologista japonês diz estar "muito pessimista" sobre realização da Olimpíadas em 2021


O virologista japonês Kentaro Iwata afirmou estar muito pessimista sobre a real possibilidade de realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021. Ele revelou que não acha que a pandemia de coronavírus estará controlada até o ano que vem.

"O Japão pode controlar a doença no próximo verão, mas não acho que seja possível em outros lugares do planeta e isso justifica meu pessimismo na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", declarou Iwata. 

Para Iwata, são necessárias duas condições básicas para a realização das Olimpíadas. "É necessário o controle do coronavírus dentro do país sede e o controle em todos os outros países, pois o mundo inteiro participa dos Jogos, seja com atletas ou com público" afirmou o virologista. 

Recentemente, a professora de saúde pública global da Universidade de Edimburgo, Devi Sridhar, afirmou ser "irreal" pensar na organização das Olimpíadas, sem que exista uma vacina para imunizar a população mundial. 

"Se não obtivermos um avanço científico, acho que Tóquio-2020 parece bastante irrealista" disse ela em entrevista à BCC. "Mas se recebermos uma vacina dentro do próximo ano, acho que as Olimpíadas são realistas", reiterou Sridhar.

O executivo-chefe dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Toshiro Muto, reconheceu que a pandemia pode impactar ainda mais o evento, uma vez que "não há certeza de que algum país poderá controlar a pandemia até julho de 2021". 

A organização das Olimpíadas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não apresentaram um plano "C", para o evento, caso a pandemia continue se estendendo. 

Foto: Issei Kato/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar