Virologista japonês diz estar "muito pessimista" sobre realização da Olimpíadas em 2021 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Virologista japonês diz estar "muito pessimista" sobre realização da Olimpíadas em 2021

Compartilhe

O virologista japonês Kentaro Iwata afirmou estar muito pessimista sobre a real possibilidade de realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021. Ele revelou que não acha que a pandemia de coronavírus estará controlada até o ano que vem.

"O Japão pode controlar a doença no próximo verão, mas não acho que seja possível em outros lugares do planeta e isso justifica meu pessimismo na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", declarou Iwata. 

Para Iwata, são necessárias duas condições básicas para a realização das Olimpíadas. "É necessário o controle do coronavírus dentro do país sede e o controle em todos os outros países, pois o mundo inteiro participa dos Jogos, seja com atletas ou com público" afirmou o virologista. 

Recentemente, a professora de saúde pública global da Universidade de Edimburgo, Devi Sridhar, afirmou ser "irreal" pensar na organização das Olimpíadas, sem que exista uma vacina para imunizar a população mundial. 

"Se não obtivermos um avanço científico, acho que Tóquio-2020 parece bastante irrealista" disse ela em entrevista à BCC. "Mas se recebermos uma vacina dentro do próximo ano, acho que as Olimpíadas são realistas", reiterou Sridhar.

O executivo-chefe dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Toshiro Muto, reconheceu que a pandemia pode impactar ainda mais o evento, uma vez que "não há certeza de que algum país poderá controlar a pandemia até julho de 2021". 

A organização das Olimpíadas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não apresentaram um plano "C", para o evento, caso a pandemia continue se estendendo. 

Foto: Issei Kato/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário