Últimas Notícias

Surto História - Derek Redmond, a qualquer custo


Em 1992, o britânico Derek Redmond estava novamente em uma Olimpíada. Após quatro anos e 8 operações nos dois tendões de aquiles - sendo a primeira após romper um dos tendões no aquecimento de sua estreia olímpica em Seul - ele estava em uma semifinal olímpica da sua prova favorita, os 400m rasos.

Um ano antes, Redmond fez parte do revezamento britânico 4x400m que levou o ouro no mundial de 91 surpreendendo os americanos e ele buscava agora sua glória individual. Sempre considerado uma grande promessa do atletismo, Derek foi muito prejudicado por essas contusões, não conseguindo atingir o seu potencial. Mas ele acreditava que em Barcelona seria diferente, tinha vencido as duas baterias que participou e exalava confiança para aquela semifinal.

Largada dos 400 metros. Redmond larga bem, faz boa prova e na quarta posição tudo indicaria que ele estaria em sua primeira final olímpica. Mas um pouco depois da metade da prova, um estalo, o único som que Derek não queria ouvir naquele momento:

"De repente, ouvi um estalo estranho. Chega a ser ridículo o que vou dizer, mas no primeiro momento achei que tinha levado um tiro. Segundo depois senti que o tendão rompeu e meu coração disparou" disse Redmond 

Ajoelhado, segurando o tendão rompido e chorando sem acreditar, Redmond viu os fiscais se aproximarem com uma maca e os seus rivais se distanciarem. O sonho da medalha olímpica estava acabado. Mas o britânico, resolveu se levantar e saltando rapidamente com a ajuda da sua única perna boa, resolveu completar a prova, mesmo com alguns fiscais tentando impedi-lo:

"Naquele momento, eu odiava todas as pessoas do mundo, odiava meus tendões, odiava tudo. E disse a mim mesmo que eu iria terminar aquela prova. Fiz 100 metros assim até que senti uma mão no meu ombro"

O seu pai Jim Redmond era seu maior incentivador e sempre era presença certa em todas suas competições. E em Barcelona, estava nas arquibancadas quando viu seu filho sucumbir mais uma vez para a dor. Ao ver o filho levantando e tentando completar a prova, não pensou duas vezes: Pulou as arquibancadas, invadiu a pista, driblou seguranças, tudo para chegar próximo a Derek para ajudá-lo nos 100 metros finais. Quando Redmond vê de quem é a mão que toca seu ombro, começa a chorar:

"Era a última coisa que eu esperava. Quando meu pai me disse que eu não precisava fazer isso, eu disse a ele apenas para me ajudar, porque eu precisava ir para minha raia correta. Nesse caso, ele disse, começamos isso juntos, terminaremos a corrida juntos."

A multidão presente no estádio (65 mil pessoas aproximadamente) começa a aplaudir efusivamente a dupla, que vai lentamente completando a prova, para êxtase total da torcida. Redmond é automaticamente desqualificado por completar a prova sendo ajudado, mas completar aquela linha de chegada tinha um valor muito mais simbólico. Os dois saem juntos ovacionados, com Redmond ainda em lágrimas e o seu o pai o confortando até os vestiários.

A dramática cena da dupla percorrendo os 100 metros finais fez com que a irmã do corredor, que assistia a tudo em sua cidade natal, Northampton, entrasse em trabalho de parto antes do tempo. E esse rompimento do tendão seria o que abreviaria a carreira de Redmond aos 27 anos.

“Coisas boas aconteceram durante a minha carreira, mas sinto que nunca atingi todo o meu potencial. Definitivamente, eu poderia ter corrido mais rápido do que nunca naqueles Jogos em Barcelona. Eu me sinto incompleto a esse respeito. " Disse Redmond que afirma que foram poucas as vezes que ele e seu pai comentaram sobre aquele momento: "O tempo seguiu em frente. Meu velho não gosta de falar sobre a corrida, porque deve ter sido muito doloroso para ele me ver daquele jeito."

Redmond seguiu carreira como comentarista e palestrante e seu pai Jim, foi escolhido com um dos carregadores da tocha olímpica de Londres 2012. O momento dos dois completando a prova juntos é considerado um dos momentos mais emocionantes da história olímpica, sendo inclusive tema de famosos comerciais.

Para quem quiser ver (ou rever) a corrida dos Redmonds, o link é este: 

*As declarações de Redmond foram extraídas de uma entrevista ao jornal 'The Guardian' em 2007.
foto: Reprodução


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar