Últimas Notícias

Pau Gasol sonha em jogar quinta Olimpíada e declara: "Estou trabalhando muito para continuar"


Um dos pilares da seleção espanhola de basquete neste século, o pivô Pau Gasol declarou em entrevista ao Olympic Channel que espera estar em forma, após lesão no pé, para jogar sua quinta Olimpíada. A decisão viria inspirada nos profissionais de saúde que lutam diariamente no combate ao coronavírus. Em 2021, Gasol completará 41 anos.

Três vezes medalhista olímpico, Gasol ajudou a Espanha na busca do título mundial inédito em 2006, mas ficou de fora da conquista do bicampeonato, ano passado. Agora, o pivô espera recuperar a boa forma para reivindicar um lugar na equipe. 

"Agora tenho mais tempo para me recuperar, mas terei que jogar competitivamente para chegar ao verão de 2021 em alto nível e poder competir e ajudar meu país. Não seria nada mal. Mas a verdade é que no verão terei 41 anos, o que é um desafio. É algo que me motiva, por eu ser sempre ambicioso. Ainda desejo muito jogar minha quinta Olimpíada e provavelmente esse seria meu último torneio", afirmou Gasol. 

O atleta ainda comentou que apesar de não achar que existam finais perfeitos, ganhar uma medalha de ouro olímpica seria a melhor maneira possível de se imaginar o fim da carreira. "Mas a vida não é perfeita. E então você tem que lidar com o modo como as coisas vêm e vão", completou. 

Gasol disse também, que entenderá, caso não consiga voltar a seleção espanhola para a disputa dos Jogos. "Durante todo o processo de reabilitação, lesão, re-lesão e cirurgias, eu aceitei o fato de que se não tivesse chance de jogar de novo, tinha feito uma carreira incrível, então eu serei feliz independentemente. E se eu puder jogar um pouco mais é porque estou trabalhando duro para continuar jogando e gostando do jogo, que eu amo um pouco mais e será ótimo", declarou.

Foto: AFP

O basqueteiro apontou que sua maior inspiração para tentar jogar a quinta Olimpíada são os profissionais de saúde, empenhados na batalha contra o coronavírus. "Muitas pessoas me inspiram agora. Profissionais de saúde, socorristas, enfermeiras, médicos, todos trabalhando muito duro agora, são extremamente inspiradores. Pessoas que trabalham noite e dia colocando-se em risco visando o melhor ao próximo, à sociedade, aos seus países e suas comunidades. Fazer tudo que puder para contribuir com algo maior que você, isso é realmente inspirador para mim".

Ao ser questionado sobre também ser alguém que inspira muitas pessoas, Gasol afirmou ser um "presente maravilhoso" e que considera uma responsabilidade importante, apesar de não levar isso como pressão. "Acho que isso faz parte da jornada da vida. Adquirimos conhecimento, adquirimos experiência, crescemos como pessoas. E depois compartilhamos e retribuímos", reiterou.

Apesar de ser bicampeã mundial de basquete, a Espanha nunca conquistou uma medalha de ouro olímpica, sendo vice-campeã em 1984, 2008 e 2012, além de ter ganhado a medalha de bronze, na Rio 2016. 

Foto: Timothy A. Clarck/AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar