Últimas Notícias

FIG libera ginastas de 2005 para Olimpíada e delibera resultado da Copa do Mundo de Baku



O Comitê Executivo da Federação Internacional de Ginástica (FIG) se reuniu nesta quinta-feira por vídeo-conferência para tomar decisão sobre o processo de qualificação dos Jogos Olímpicos. Entre várias decisões burocráticas e técnicas, duas são mais importantes no processo olímpico: A idade mínima permanece 16 anos, permitindo atletas nascidos em 2005 para participar, algo que não seria possível em 2020, e o calendário original de eventos pré-olímpicos foi apenas adiado, mas permanece intacto, ainda que a classificação eliminatória de Baku passa a ser considerada final e os pontos valerão de forma integral no ranking. 

Confira as principais decisões:



Classificação Olímpica


Ainda que cerca de 75% das 324 vagas destinadas a ginástica estejam definidas, muitas vaga ainda estavam em disputa. Assim, o período de qualificação está estendido para 29 de junho de 2021. Isso permite que as etapas qualificatórias da série de Copas do Mundo e dos Pré-Olímpicos Continentais sejam apenas adiadas e as vagas permaneçam por lá. A FIG disse que “assim que as condições sanitárias permitirem” as novas datas serão definidas, em parceria com as federações nacionais dos países-sede.



Copa do Mundo de Baku e Série de Copa do Mundo


O torneio foi interrompido ao fim da etapa classificatória no dia 13 de março e os resultados alcançados neste torneio serão considerados finais e valerão pontos para o ranking. 

Rebecca Andrade que disputava uma das vagas individuais ficou em segundo lugar na trave  e em terceiro lugar nas barras assimétricas



Idade Mínima dos Atletas


A Ginástica Artística é um dos esportes em que os atletas tem que ter uma idade mínima. Segundo o artigo 5.2 das Regulações Técnicas, os atletas devem ter nascido a partir de 2004 para estarem elegíveis aos Jogos de 2020. Como agora os Jogos Olímpicos serão em 2021, haverá uma mudança nas regras, permitindo que atletas nascidos em 2005 participem, mantendo então a idade mínima de 16 anos ao fim do ano.



Vagas, Juízes e Código de Pontos permanecem


O FIG corroborou o COI e lembrou que todas as vagas já conquistadas permanecem, assim como os árbitros convidados para Tóquio serão os mesmos. Além disso os códigos de pontos de 2017-20 em todas disciplinas será mantido até o fim de 2021. O Código de Pontos 2021-2024 será divulgado apenas no ano que vem “para evitar confusão” e entrará em vigor apenas em 1º de janeiro de 2022. 



Campeonatos Mundiais


Até agora, permanecem nas mesmas datas e locais os Mundiais de Ginástica Artística em Copenhage (DEN), entre 18 e 21 de outubro de 2021, e o de Trampolim, em Baku (AZE), entre 11 e 14 de novembro de 2021, assim como o processo para cidade-sede do Mundial de Ginástica Rítmica de 2021 

Os Campeonatos Mundiais que seriam disputados em 2020 foram adiados para 2021, ainda sem data: Ginástica Acrobática em Genebra (SUI), Ginástica Aeróbica em Baku (AZE) e Parkour em Hiroshima (JAP).

Foto: FIG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar