Últimas Notícias

Corredora indiana testa positivo para doping e é suspensa por quatro anos do atletismo


A corredora indiana Jhuma Khatun foi suspensa por quatro anos pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) após testar positivo para o esteroide anabolizante Dehydrochloromethyltestosterone. A atleta, que já havia sido suspensa provisoriamente em novembro de 2018, cumprirá a punição, ficando fora do atletismo até novembro de 2022. 

A amostra da atleta foi colhida durante o Campeonato Nacional Interestadual em julho de 2018, que na época havia dado negativo em testagem pelo Laboratório Nacional de Testes de Doping (NDTL). Então a Agência Mundial Antidoping (WADA) decidiu testar a mesma amostra em seu laboratório em Montreal, no Canadá, confirmando a utilização da substância proibida.

Os resultados de Khatun entre os dias 29 de junho de 2018 e 21 de novembro, do mesmo ano, serão anulados.

Mesmo após testar positivo para doping, Khatun ainda dizia não saber como ingeriu a substância, exigindo uma contraprova. A AIU pressionou a atleta e ela entregou seu prontuário médico, que não revelou a origem do anabolizante. Após nova oportunidade cedida pela AIU, Khatun assumiu a culpa na violação e acatou a punição.

Khatun fez parte da equipe indiana vice-campeã asiática do revezamento 4x400 em 2011, ficando atrás do conjunto japonês. 

Não foi apenas a amostra de Khatun que testou negativo no primeiro teste, feito pela NDTL e teve o doping confirmado após o exame da WADA. As amostras de outras quatro atletas indianas, incluindo a campeã dos 400m rasos no Campeonato Asiático de Atletismo de 2017, Nirmala Sheoran, passaram pelo mesmo processo, culminando na suspensão atletas. 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar