Campeão olímpico na marcha atlética, alemão Hartwig Gauder morre aos 65 anos - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

Campeão olímpico na marcha atlética, alemão Hartwig Gauder morre aos 65 anos

Compartilhe

O alemão Hartwig Gauder, medalhista de ouro nos 50 km da marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 e bronze em Seul-1988, faleceu nesta quarta-feira, 22, aos 65 anos, após um ataque cardíaco.

Gauder teve uma carreira brilhante representando a Alemanha Oriental. Além dos dois pódios olímpicos, foi campeão europeu em 1986 e campeão mundial em 1987, sempre em sua especialidade: os 50km da marcha atlética. Em 1991, já após a união das Alemanhas, foi bronze no Mundial de Tóquio.

Conhecida por seu espírito de luta, a lenda teve uma série de problemas de saúde após encerrar a carreira. Em 1997, passou por um transplante de coração depois de uma infecção bacteriana o deixar entre a vida e a morte.

Mesmo com as diversas dificuldades, o alemão continuou se dedicando ao atletismo e ao esporte até o final de sua vida. Completou a Maratonas de Berlim e de Nova York e escalou o Monte Fuji, o pico mais alto do Japão, numa campanha de doação de órgãos. Ele foi, inclusive, um exímio conscientizador sobre o assunto.

Nos últimos meses, seus rins estavam falhando com frequência, o que o obrigava a passar várias horas em diálise. Ele conseguiu um transplante renal, o que deveria ocorrer em breve, mas, infelizmente, faleceu antes por problemas no coração.

Foto: picture-alliance/dpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário