Últimas Notícias

Campeão olímpico na marcha atlética, alemão Hartwig Gauder morre aos 65 anos


O alemão Hartwig Gauder, medalhista de ouro nos 50 km da marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 e bronze em Seul-1988, faleceu nesta quarta-feira, 22, aos 65 anos, após um ataque cardíaco.

Gauder teve uma carreira brilhante representando a Alemanha Oriental. Além dos dois pódios olímpicos, foi campeão europeu em 1986 e campeão mundial em 1987, sempre em sua especialidade: os 50km da marcha atlética. Em 1991, já após a união das Alemanhas, foi bronze no Mundial de Tóquio.

Conhecida por seu espírito de luta, a lenda teve uma série de problemas de saúde após encerrar a carreira. Em 1997, passou por um transplante de coração depois de uma infecção bacteriana o deixar entre a vida e a morte.

Mesmo com as diversas dificuldades, o alemão continuou se dedicando ao atletismo e ao esporte até o final de sua vida. Completou a Maratonas de Berlim e de Nova York e escalou o Monte Fuji, o pico mais alto do Japão, numa campanha de doação de órgãos. Ele foi, inclusive, um exímio conscientizador sobre o assunto.

Nos últimos meses, seus rins estavam falhando com frequência, o que o obrigava a passar várias horas em diálise. Ele conseguiu um transplante renal, o que deveria ocorrer em breve, mas, infelizmente, faleceu antes por problemas no coração.

Foto: picture-alliance/dpa

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar