Últimas Notícias

Surtolista - Filmes 'olímpicos' para assistir na quarentena



Depois do sucesso da postagem sobre os 10 documentários do esporte brasileiro para assistir durante a quarentena, vamos agora enumerar alguns dos filmes que o cinema fez usando os jogos olímpicos como tema. Alguns estão disponíveis em serviços de streaming ou na programação das Tvs a Cabo. Embora outros deem um trabalhinho para encontrar, mas vai que vocês acham? Sem mais delongas, eis a lista:



"Eu, Tonya"
Direção: Craig Gillseppie
Com Margot Robbie, Sebastian Stan e Alison Janney

O filme conta a história, em formato de um falso documentário, da patinadora Tonya Harding, patinadora de origem pobre que se destacou em um esporte considerado elitista nos Estados Unidos e às vésperas dos Jogos olímpicos de inverno de 1994 se viu acusada como mandante do ataque a sua principal rival, Nancy Kerrigan. 


O filme foi recebido por público e crítica e teve três indicações ao Oscar: Margot Robbie como melhor atriz, Alison Janney como atriz coadjuvante e melhor edição.  Janney, que fez magistralmente o papel da mãe de Tonya, LaVona Golden, levou a estatueta.


"Raça"
Direção: Stephen Hopkins
Com Stephan James, Willian Hurt e Jeremy Irons 

Cinebiografia de Jesse Owens, velocista americano que ficou famoso ao desmitificar a teoria da supremacia da raça ariana de Adolf Hitler em plenos jogos olímpicos de Berlim em 1936, mas sofreu com racismo em seu próprio país, só sendo considerado um dos grandes heróis americanos anos depois de sua conquista.





"Jim Thorpe, O homem de bronze"
Direção: Michael Curtiz
Com Burt Lancaster, Charles Bickford e Steve Cochran

Um dos primeiros filmes a contar uma história romanceada de um atleta olímpico, O homem de Bronze, de 1951, fala sobre a carreira de Jim Thorpe, descendente de índios que sofreu com o preconceito no início do século e sua cassação das medalhas olímpicas, acusado de ser profissional em uma época em que ser amador era mais do que uma obrigação para participar dos jogos olímpicos.



Burt Lancaster, grande astro americano dos anos 40 e 50, é quem faz o papel de Jim Thope


"Prefontaine - Um homem sem limites"
Direção: Steve James
Com Jared Leto

O filme de 1997 conta a história de Steve Prefontaine, interpretado po rum jovem Jared Leto que desponta jovem nas provas de meio fundo nos Estados Unidos. Atleta estrela do atletismo universitário, Steve disputou os jogos de Munique mas uma tragédia impede que dispute os jogos de Montreal. O filme conta brevemente a história da criação da fornecedora de material esportivo Nike, já que o treinador de Steve foi um dos criadores da marca.



Um detalhe interessante é que um ano depois foi lançado outro filme que também a história de Prefontaine, produzido por Tom Cruise e que tinha em seu elenco, a eterna ranger rosa Amy Jo Johnson, que foi chamado aqui no Brasil de 'Prova de fogo'


"Voando Alto"
Direção: Dexter Fletcher
Com Taron Egerton e Hugh Jackman

O filme conta a história do britânico Eddie Edwards e sa tentativa de ir aos jogos olímpicos de Calgary em 88 no salto em esqui, esporte que o reino unido não tinha tradição. Ele tem a ajuda de um treinador, interpretado por Jackman, e vira um dos grandes destaques dos jogos sendo o Eric Moussambani dos jogos de inverno e ganhando o apelido de Eddie 'The Eagle'




"The Athlete"
Diretores: Dave Frankel e Rasselas Lakew
Com Rasselas Lakew


O filme etíope que conta a história de seu maior atleta na história: Abebe Bikila. O filme relembra os fatos como ter corrido descalço na maratona dos jogos de Roma em 1960, o bi olímpico em Tóquio, o a acidente que o deixou paraplégico além do seu serviço como militar no país africano. Esse foi o primeiro filme etíope a ser entrar na lista de melhor filme estrangeiro do Oscar, mas ele não ficou entre os finalistas.

"Carruagens de Fogo"
Direção: Hugh Hudson
Com Ben Cross e Ian Charlesson



Um dos clássicos filmes com olimpíadas como tema. Vencedor de quatro Oscars em 1982 -Melhor filme, melhor roteiro original, melhor figurino e melhor trilha sonora- , o filme marcou pela música tema criada por Vangelis que virou hinos dos corredores ao redor do mundo e pela bela história de Eric Lidell e Harold Abrams corredores britânicos que estiveram nos Jogos olímpicos de Paris em 1924.

"Jamaica Abaixo de zero"
Diretor: Jon Turteltaub
Com John Candy



Uma comédia que virou um 'clássico' da sessão da tarde, conta de forma bem humorada a história do time de bobsled da Jamaica e sua epopeia para chegar aos Jogos olímpicos de Calgary, virando uma das grandes sensações dos jogos. O filme acaba fugindo bastante do que realmente aconteceu, mas é um dos filmes mais divertidos sobre esportes já lançados 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar