Primeiro-ministro japonês garante que Tóquio sediará a Olimpíada conforme o planejado - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

Primeiro-ministro japonês garante que Tóquio sediará a Olimpíada conforme o planejado

Compartilhe

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, garantiu que os Jogos Olímpicos acontecerão normalmente, sob a data prevista, mesmo com as incertezas geradas pela pandemia do coronavírus, que cancelou quase todos os eventos esportivos recentes ao redor do mundo.

"Vamos superar a disseminação da infecção e sediar a Olimpíada sem problemas, conforme planejado", disse Abe, numa entrevista coletiva neste sábado, 14.

O líder japonês declarou que caberá ao Comitê Olímpico Internacional (COI) decretar a decisão final sobre os Jogos Olímpicos, mas que no momento não há modificações em relação à parceria do governo com a entidade.

Thomas Bach, presidente do COI, declarou na quinta-feira que a entidade continua e assim seguirá seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para tomar a decisão sofre o futuro dos Jogos. O chefe admitiu que o cancelamento de vários torneios qualificatórios "cria sérios problemas" às vésperas da realização do evento central.

Até o momento, foram confirmados quase 162 mil casos de infecção do Covid-19 e cerca de 6 mil mortes ao redor do mundo. No Japão, são 805 casos, com 22 mortes decretadas.

O parlamento do Japão votou, na sexta-feira, 13, uma ementa que dá a Shinzo Abe o poder de declarar um estado de emergência no país, como forma de tentar conter a propagação da Covid-19. O primeiro-ministro disse, no entanto, que não irá tomar a medida neste momento.

Foto: Kiyoshi Ota (Bloomberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário