Últimas Notícias

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro pede adiamento dos Jogos de Tóquio para 2021


O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, se pronunciou nesta sexta-feira, 20, sendo a favor do adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para 2021. Segundo ele, a decisão do comitê de manter a data dos eventos - entre julho e setembro deste ano - prejudica a preparação e a saúde dos atletas.

"Com relação aos Jogos de Tóquio, eu entendo que não há qualquer hipótese para sua realização na data prevista. Nós temos qualificações por realizar. No caso do esporte paralímpico, classificações por fazer, atletas impedidos de treinar e, principalmente, um futuro no curto e médio espaço de tempo completamente imprevisível. Eu acredito que não haverá condições para se façam os Jogos. Entendo ainda que seria fundamental um posição imediata do COI (Comitê Olímpico Internacional), que na última semana se manifestou encorajando os atletas a buscarem formas para treinar. Uma mensagem, inclusive, que vai contra o que foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de que as pessoas devem se isolar. Os atletas têm feito o maior sacrifício possível para conseguirem alguma condição para os Jogos imaginando que eles vão acontecer no período correto. Isso tem feito, inclusive, que esses atletas se coloquem em situação de risco, buscando locais onde há pessoas aglomeradas pensando em uma preparação para o maior evento de suas vidas. Por essa razão, acredito ser imperioso que o COI decida pelo adiamento dos Jogos e entendo que o mais seguro e mais razoável é que ele aconteça no ano de 2021, nos mesmos períodos que aconteceriam em 2020. Isso daria tranquilidade para os atletas e nos daria condição de seguir lutando contra essa grande pandemia, nessa grande guerra pela vida", eeclarou o presidente.

Ex-atleta do futebol de 5, Mizael reiterou que o CPB acatou as orientações das autoridades brasileiras e da Organização Mundial de Saúde e fechou o Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, para atletas, técnicos e seu estafe.

"Aqui no Centro Paralímpico Brasileiro a pista de atletismo, local que costuma estar cheio de atletas e muita atividade, está vazio. Desde segunda-feira encerramos todas as atividades de treinamento e competições visando à segurança dos nossos atletas e para tentar minimizar essa grande pandemia e os efeitos sobre nosso atletas, técnicos e comissões técnicas. É uma medida que vai certamente prejudicar e prejudicar muito o treinamento dos atletas na preparação para os Jogos. Todos sabem que o alto rendimento exige uma periodização muito bem feita e certamente essa interrupção vai trazer muito prejuízo na preparação dos nossos atletas" comentou.

O presidente do CPB entende que o mundo está em "guerra" para combater o novo coronavírus e que esta é a prioridade atualmente. Ele defendeu que a saúde de atletas paralímpicos está em jogo.

"Essa pandemia é um evento sem precedentes no mundo. Uma grande guerra. E no esporte paralímpico nós temos alguns atletas com imunidade baixa. Aqueles atletas tetraplégicos, por exemplo, e que têm maior problema se contraírem esse vírus. Exatamente por conta de sua imunidade", completou.

foto:CPB/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar