O bicampeão paraolímpico Siamand Rahman faleceu aos 31 anos de idade após suspeita de ataque cardíaco. O levantador de pesos iraniano ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016. Na capital carioca, ele se tornou o primeiro atleta a levantar mais de 300kg, com o recorde de 310kg na categoria acima de 107 kg.
"Todo o movimento paralímpico está profundamente triste ao saber da morte de Siamand Rahman", disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons. "Siamand foi pioneiro em seu esporte, uma inspiração para muitos em seu país natal, o Irã e em todo o mundo, e um fantástico embaixador do movimento paraolímpico".
"Ele também era um ser humano maravilhoso, um gigante gentil e uma das pessoas mais amigáveis que você já conheceu" disse Parsons. Rahman estabeleceu novos recordes mundiais nove vezes entre 2014 e 2016, além de conquistar o título mundial em Dubai em 2014. O esportista ainda ganhou mais dois títulos mundiais, em 2017 e 2019.
Ainda em 2016, quando levantou 75kg a mais que o segundo colocado no Rio de Janeiro, o iraniano foi indicado como o melhor atleta masculino no Paralympic Sports. Rahman estava mirando um terceiro ouro paraolímpico em Tóquio e prometeu tentar quebrar seu recorde atual no processo.
Foto: Reuters
0 Comentários