Após resultados negativos de Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi nesta quarta-feira, Hugo Calderano é o único brasileiro ainda vivo na disputa do Aberto do Catar, etapa platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Já garantido na chave principal, o carioca faz sua estreia contra o indiano Anthony Amalraj nesta quinta-feira, 05.
Calderano tem lembranças positivas de Doha, onde é disputado o torneio. Foi lá que o brasileiro conquistou duas medalhas de prata, uma em 2015 - ao lado de Tsuboi, nas duplas - e outra em 2018 - quando parou para Fan Zhendong na final, no torneio de simples.
O número 7 do ranking mundial tenta apagar a péssima campanha do ano passado, quando foi eliminado pelo belga Cedric Nuytinck logo em sua estreia. O brasileiro estará ligado para não repetir o desempenho nesta edição, uma vez que enfrentará na primeira rodada um adversário com resultados positivos nos últimos tempos.
Anthony Amalraj tem 34 anos e é o atual 98º do ranking mundial. Ele e Hugo já se conhecem de longa data. Eles se enfrentaram no Mundial de Equipes de 2012, quando o brasileiro tinha apenas 15 anos de idade, e o indiano saiu o vencedor. Cinco anos mais tarde, veio a revanche na final do Aberto do Brasil: vitória de Calderano por 4 a 1.
Se avançar, Calderano terá pela frente o francês Simon Gauzy (21º) ou o dinamarquês Jonathan Groth (28º) pela segunda rodada da competição. Uma boa atuação no Catar é fundamental para o brasileiro ganhar posições no ranking e ser um dos quatro cabeça de chave no torneio olímpico de Tóquio-2020.
Monteiro e Tsuboi eliminados na estreia
Outros brasileiros da seleção que foram à Doha acabaram eliminados de forma precoce na chave preliminar e vão ter que voltar pra casa mais cedo. Thiago Monteiro perdeu para o dinamarquês Anders Lind, por 4 a 0 (10-12, 7-11, 10-12 e 9-11), enquanto Gustavo Tsuboi caiu diante do italiano Niagol Stoyanov, perdendo por 4 a 3 (8-11, 12-10, 8-11, 11-6, 11-8, 9-11 e 8-11).
Foto: Divulgação/ITTF
0 Comentários