Últimas Notícias

Esgrimista Guilherme Toldo praticamente assegura vaga olímpica após Copa do Mundo do Cairo


Com a 57ª posição alcançada na etapa do Cairo da Copa do Mundo de Esgrima, Guilherme Toldo ficou a apenas 0.375 pontos de garantir matematicamente a sua vaga olímpica como representante das Américas. O brasileiro está em 26º lugar, com 72 pontos. Com EUA e Canadá assegurados na prova por equipes, Toldo leva a vaga continental pelo ranking, já que o adversário mais próximo Victor Leon (VEN) está apenas em 66º, com 24.375. 

Na Copa do Mundo disputada no último dia 21 de fevereiro, Toldo perdeu para o francês Julien Mertine por 15-11, enquanto Pedro Marostega foi outro brasileiro a alcançar o quadro principal, caindo por 15-9 para o francês Wallerand Roger, terminando em 44º lugar. o título ficou para o espanhol Carlos Llavador, que agora ameaça a vaga olímpica europeia tida como certa para o britânico Marcus Mepstead, que temrinou apenas em 38º. O vice-campeão mundial agora é o 15º melhor do mundo com 98 pontos, apenas 3 colocações e 6 pontos a frente de Llavador. 

Llavador levou o título diante do italiano Andrea Cassara, medalhista de ouro das Olímpiadas de Atenas-2004. Os bronzes foram para Alessio Foconi (ITA) e Alexander Massialas (USA). Como o time norte-americano só pode levar três floretistas, o Grand Prix de Anaheim servirá para definir a equipe norte-americana que possui quatro floretistas entre os melhores do mundo: Gerek Meinhardt (3º), Massialas (5º), Nick Itkin (7º) e Race Imboden (8º).

A chance remota de Toldo perder a vaga reside apenas num improvável título do Grand Prix por Leon, ou ainda por Augusto Antonio Servello (ARG), contanto que Toldo não chegue na tabela principal. Basta então que o brasileiro confirmar seu favoritismo na etapa da Califórnia e fique no top64 para carimbar a vaga. Nas outras vagas a serem definidas, Lee Kwanghyun (KOR) e Mohammed Samandi (TUN) tem larga vantagem sobre seus rivais. 

Brasileiras longe da vaga direta mas com boas chances no Pré-Olimpico das Américas

No feminino, a brasileira Ana Beatriz Bulcão ficou em 80ª lugar na Copa do Mundo de Florete feminino disputado no mesmo fim-de-semana em Kazan, e é a atual 83ª melhor do mundo com 18.000 pontos. Enquanto Gabriela Cecchini segue como a melhor brasileira com 19.750 pontos, em 74ª e seria a atual cabeça 1 do Pré-Olímpico Americano, ela defende 3 pontos do seu resultado no Grand Prix de Anaheim ano passado e seria ultrapassada por Bulcão. 

Com as equipes norte-americanas e canadense classificadas, a vaga está praticamente assegurada para a colombiana Saskia Loretta Van Erven Garcia, 40ª melhor do mundo. A próxima no ranking é Cecchini, 74ª, poucos pontos a frente de Ana Acurero Gonzalez (VEN, 76ª), Nataly Michel (MEX, 82ª), Ana Beatriz Bulcão (BRA, 83ª), Melissa Rebolled (MEX, 84ª) e Katina Proestakis (CHI, 85ª), sendo que apenas a melhor atleta de cada país pode disputar a última vaga continental. No ranking brasileiro que inclui provas nacionais e internacionais, e deve ser levado em consideração para a definição da vaga, Ana Beatriz Bulcão lidera com folga: 480 a 368 pontos.

Ainda na Copa do Mundo Elisa di Francisca venceu a chinesa Shi Yue na final por 9/8, que ainda periga ficar fora da Olimpíada, já que a vaga asiática está indo para a sul-coreana Jeon Hee Seok, 8ª do mundo. O bronze na Copa do Mundo ficou com Adelina Zagidullina (RUS) e Alice Volpi (ITA). As outras vagas continentais estão indo atualmente para Leoni Ebert (GER), 11ª melhor do mundo, e Ines Boubakri (TUN)

Foto: Eva Pavía - #BizziTeam / FIE

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar