Últimas Notícias

Maratonista Paulo Roberto alcança índice olímpico para Tóquio 2020


O brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula foi o 24º colocado na Maratona Zurique de Sevilha, Espanha, com o tempo de 2:10:08, conseguindo o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 (a marca exigida é 2:11:30). 

Paulo fez sua melhor marca pessoal - a anterior, de 2:10.23 havia sido estabelecida em Pádua, Itália, 2012 - e passa a ser o primeiro do Ranking Brasileiro. Daniel Chaves tem 2:11:10, tempo obtido na Maratona de Londres, em 2019.

A vitória em Sevilha ficou com o etíope Mekuant Ayenew Gebre, com 2:04:46, seguido pelo queniano Barnabas Kiptum, com 2:05:05 e pelo etíope Regasa Bejica, com 2:06:24.

"Foi uma prova tática, tinha em mente correr a 3.06, 3.07 por quilômetro e foi o que aconteceu. Estou feliz pelo índice e por estar quebrando as barreiras da idade", disse Paulo Roberto que tem 40 anos (completará 41 anos em 8 de julho).

Logo após os Jogos Olímpicos do Rio-2016 o atleta e seu treinador Luís Fernando Almeida Paula se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste. "Trabalhamos bastante a meia maratona e algumas provas de 10 Km, mas sempre visando a maratona porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance", diz Luis Fernando.

O treinador explicou que o objetivo na preparação do atleta foi ganhar volume - meia maratona e dez quilômetros serviram como treinos de luxo. Luis Fernando garantiu que Paulo Roberto está muito feliz e mesmo com 40 anos quer um bom resultado na Olimpíada.

"Temos a pretensão de correr mais uma maratona, provavelmente a de Hamburgo para melhorar ainda o tempo", disse Luis Fernando. Paulo Roberto sempre agradece a todos que mandam mensagens e torcem por ele e leva isso como estímulo para a maratona. "Nos 35, 40 quilômetros sempre pensa: Quanta gente torce para mim não posso decepcionar".

Foto; CBAt/Wagner Carmo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar