Últimas Notícias

Governo federal homenageia personalidades esportivas por conta de centenário olímpico brasileiro



O Governo Brasileiro homenageou na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, 13 atletas com a "Cruz do Mérito Desportivo". A honraria é concedida a personagens marcantes da história centenária do Brasil em Jogos Olímpicos. Nomes como Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, os irmãos Lars e Torben Grael e os já  falecidos Guilherme Paraense e Maria Lenk foram homenageados.

"Este ano a gente priorizou aqueles atletas que ainda não receberam a honra e que têm um vínculo especial com a história olímpica, no sentido de ser o primeiro ou o representante de cada uma das 15 modalidades em que o Brasil já ganhou medalha" explicou Emanuel, atual secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento.

Além dos 11 atletas e ex-atletas e dos familiares que representaram aqueles in memorian, o evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, o novo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o secretário especial do Esporte, o general Décio dos Santos Brasil.

No evento, Bolsonaro assinou dois decretos: um que institui a Comissão Interministerial Brasil 100 Anos Olímpicos – responsável por organizar uma série de eventos de comemoração do centenário olímpico brasileiro –, e outro que formalizou a entrega da Cruz do Mérito Desportivo. Foi anunciado também um selo homenageando Guilherme Paraense será confeccionado pelos Correios. 

Veja a lista dos atletas agraciados com a medalha:

Arthur Zanetti (Ginástica Artística), Aurélio Miguel (Judô), Guilherme Paraense (Tiro esportivo) in memorian, Janeth Arcain (Basquete), Lars Grael (Vela), Marcelo Ferreira (Vela), Maria Lenk (Natação) in memorian; Natalia Falavigna (Taekwondo), Poliana Okimoto (Maratona Aquática), Ricardo (Vôlei de praia), Robson Conceição (Boxe), Rogério Sampaio (Judô) e Torben Grael (Vela)

Isaquias Queiroz seria outro homenageado, mas por problemas pessoais, não pode comparecer à cerimônia em Brasília.

Foto: Francisco Medeiros/ ministério da cidadania

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar