Últimas Notícias

Canoagem Sprint do Brasil inicia treinamento em novo local


A equipe nacional de Canoagem Sprint iniciou no último dia 24 as atividades na nova base da Equipe Nacional Permanente – ENP de Canoagem Sprint, em Capitólio, Minas Gerais. A estrutura servirá de preparação para os atletas dos próximos dois ciclos olímpicos 2020 e 2024, no local será desempenhado a prática com as canoas e atenderá quatro atletas da equipe feminina principal e nove canoístas da base.

A estrutura disponibilizada pelos atletas conta com barcos, academia de musculação, hangar para guardar os equipamentos, local para estudos próximo, local de moradia e alimentação. 

O local foi escolhido após a seleção do edital público da CBCa onde a Prefeitura Municipal de Capitólio fez a inscrição para receber os treinamentos. “Ter um Centro de Treinamento oficial de uma modalidade olímpica no município é um fato de muita importância para qualquer cidade. Além da projeção conferida pelo fato de sediar as equipes e o seus treinamentos, o exemplo é a inspiração que traz para toda nossa juventude e atletas isso que consideramos o maior ganho que podemos ter”, afirma José Eduardo Terra Vallory, prefeito de Capitólio/MG. 

De acordo com Alvaro Kolowski, supervisor da modalidade de Canoagem Velocidade, a Lagoa da Capitólio oferece as condições semelhantes do CT de Lagoa Santa/MG onde são realizados os treinamentos da Equipe Masculina de Canoa, ainda de acordo com Álvaro a Canoagem Brasileira já se prepara para os próximos ciclos olímpicos. 

“Tóquio está aí, mas nós já começamos a nos preparar Paris 2024 e 2028 em Los Angeles. Estamos investindo nos nossos melhores atletas na categoria de base e pensando lá na frente. Todos os treinos em Capitólio seguirão a metodologia já utilizada no ENP de Lagoa Santa/MG liderada pelo treinador Lauro Júnior que rendeu bons resultados com o Isaquias Queiroz e o Erlon”, comenta Alvaro Kolowski, supervisor da modalidade de Canoagem Velocidade. 

A estrutura beneficiará a Equipe Brasileira da Canoa Feminina, as canoístas passarão a treinar na cidade mineira, quem supervisonará os atletas e a comissão técnica é o treinador Figueroa Conceição que foi treinador olímpico nos Jogos Olímpicos Rio 2016, “os treinamentos estão sendo voltados para o desenvolvimento da modalidade, nós que viemos de Maraú na Bahia onde foi o início da preparação e estamos evoluindo muito em Capitólio, começando a preparação para o Campeonato Pan-americano e pensando em Tóquio. Com esse trabalho que estamos realizando aqui temos as condições para descobrirmos novos Isaquias”, fala Figueroa Conceição, técnico da Canoa Feminina do Brasil que conta com as atletas Luma Ruvina, Andreia Oliveira, Angela Aparecida e Valdenice Conceição. 

Já Canoa Feminina de base será liderada pelo técnico Thales Teixeira Bianchi que contará com as atletas: Evely Gomes, Radja Conceição e Sophia Gonzales, para ele a metodologia utilizada para os atletas irá otimizar o desempenho dos canoístas, com treinos de maior qualidade devido a distribuição de todas as cargas a serem realizadas durante o ano. Thales ainda comenta que a criação da Equipe Nacional Permanente é de suma importância para a melhora da qualidade dos treinos, com infraestrutura, acompanhamento diário nos treinos para uma formação integral dos atletas, ele acredita que em breve colheremos os frutos. “Para um trabalho a médio longo prazo o planejamento é para 2021/2022 já conseguirmos resultados expressivos”, fala. 

Ronilson de atleta olímpico para treinador 
A Canoa Masculina de base contará com um treinador experiente nas remadas, o ex-atleta olímpico Ronilson de Oliveira, que coleciona resultados importantes na sua carreira como medalhas em Copas do Mundo e participação nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, ele está contente com o novo desafio. “Sinto-me muito grato por ter oportunidade de de contribuir para a nova geração de base da Canoa Masculina. Como treinador espero passar toda a minha experiência vivida na canoagem, espero contribuir com o desenvolvimento dos atletas de base e formar futuros campeões”, afirma.

Os atletas que irão compor o time na Canoa Masculina são: Evandilson Elisio Avelar Neto, Izaquiel dos Santos e Santos, Jonata Coutinho dos Santos, Diego Araújo do Nascimento. 

Além de Capitólio, a Canoagem Velocidade manterá a ENP de Lagoa Santa/MG que existe desde 2015 e está na fase de criação do ENP Atibaia/SP para o Caiaque Masculino e a ENP de Cascavel no Paraná para o Caiaque Feminino.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar