Últimas Notícias

Iniciando o ano olímpico, Ágatha e Duda iniciam treinos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema


As preparações para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 começaram no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), base de treinamentos e atividades da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A parceria entre Ágatha e Duda (PR/SE) chegou na última semana na "casa do vôlei" para realizar a pré-temporada com trabalhos de base, avaliações físicas e presença de toda a comissão técnica.

O primeiro período de treinamento será de 10 dias em Saquarema (RJ), com atividades específicas para cada atleta. Elas possuem toda a estrutura do CDV à disposição, com academia completa, sala de fisioterapia, seis quadras de vôlei de praia, refeitório, lavanderia. Para Ágatha, o período intensivo de concentração é fundamental para otimizar as atividades e permitir descanso entre todas as sessões, além de unir ainda mais o time em busca do objetivo.

"Conseguimos nos concentrar totalmente aqui no CDV, tiramos o melhor proveito, estamos aqui apenas para treinar, descansar e aprimorar. Conseguimos realizar mais sessões de treinamento, pois não temos deslocamento, não sofremos com os engarrafamentos das grandes cidades. O descanso é otimizado também, não nos preocupamos com funções do dia a dia, da vida rotineira. O quarto fica ao lado das quadras, temos tudo que precisamos, descanso, alimentação e tecnologia necessária", explicou Ágatha.

As atletas possuem necessidades diferentes, já que a paranaense de 36 anos atua bloqueando, realizando saltos ao longo das partidas, enquanto Duda, 21 anos, é defensora, necessitando de deslocamentos rápidos para salvar os ataques. Assim, os treinamentos têm sido realizados separadamente, permitindo também que cada atleta receba total atenção neste período. Duda comentou o formato das atividades nesta semana.

"Estamos realizando trabalhos de musculação e de iniciação ao vôlei de praia. Começamos por coisas bem básicas e lúdicas mesmo. É o início de tudo, nosso corpo está relembrando, se readaptando ao que fazíamos com intensidade. Fazemos sessões de fisioterapia todos os dias. Não ficamos totalmente paradas nas férias, então a parte física está mais avançada em relação aos treinos com bola, mas é um período muito gostoso, retomar nossa paixão".

A parceria não disputará a etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open, no final de janeiro, para completar o período de pré-temporada. Mas isso não significa que os fãs verão menos Ágatha e Duda em ação na temporada. A dupla possui um planejamento de torneios, inclusive com a possibilidade de subir ainda mais no ranking mundial, para garantir uma das posições como cabeça de chave nos Jogos Olímpicos.

"Temos todo o planejamento traçado até Tóquio, mas vamos medindo, sentindo como o corpo vai reagir a cada competição. Existe essa possibilidade de incluir algum torneio que a comissão entenda ser importante, ou retirar, caso não veja necessidade. Mas vamos jogar muitos torneios, não vamos ficar apenas treinando e pensando em Tóquio. São sete a oito torneios internacionais, e cerca de três nacionais, até os Jogos. É importante atuar, podemos melhorar nosso ranqueamento olímpico, temos que analisar taticamente adversários também, é um processo importante, até para o lado emocional também", destacou Ágatha.

Além de Ágatha/Duda, as duplas também já garantidas em Tóquio-2020, Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), já possuem períodos de treinamento agendados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol ainda para este mês.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar