COI espera decisão do CAS para definir situação dos atletas russos em Tóquio 2020 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

COI espera decisão do CAS para definir situação dos atletas russos em Tóquio 2020

Compartilhe

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou nesta quarta-feira (8) que não definirá os detalhes da participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 até a decisão final do Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS), que ainda não tem data definida para ser tomada.

Em dezembro, a Agência Mundial Antidoping (WADA) proibiu a participação russa nos grandes eventos esportivos mundiais pelos próximos quatro anos, incluindo as Olimpíadas, banindo a bandeira e o hino do país. Tudo isso veio após a investigação do órgão ter revelado a adulteração das amostras do laboratório em Moscou nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014.

Entre os detalhes a serem decididos estão o tamanho, a aparência geral e os uniformes para a equipe independente, composta por atletas russos elegíveis, ou seja, que comprovaram claramente não terem envolvimento com o escândalo de doping. O COI tenta agilizar o processo para evitar o que aconteceu no Rio 2016, quando os russos dias antes dos Jogos entraram com recurso para participar das competições.

No ano passado, a World Athletics estendeu sua proibição de 2015 à Federação Russa de atletismo (RusAF). Nas duas últimas edições de Olimpíadas, muitos atletas do país ficaram fora, além do banimento da bandeira rusa em Pyeongchang 2018 como punição pelo esquema acobertado pelo Estado em Sochi 2014.

Foto: Denis Balibouse/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário