Últimas Notícias

Caloura em Mittersill, judoca das categorias de base do Brasil relata primeiras impressões do treino mais "casca-grossa" da Europa


O ano de 2020 começa de forma especial para uma judoca brasileira de 20 anos que encara, pela primeira vez, o duro Treinamento de Campo de Mittersill, na Áustria. Samara Oliveira, meio-médio do Esporte Clube Pinheiros, é uma das calouras da delegação brasileira no camping de pré-temporada mais "casca-grossa" da Europa. Nos próximos dias, o desafio será dividir o dojô com mais de mil judocas e sobreviver às dezenas de randoris com os melhores do mundo. Uma oportunidade única para quem busca, um dia, ser um deles. 

“Está sendo meu primeiro treinamento internacional sênior e vai ser ótimo para dar uma base bem forte para esta temporada. A qualidade e a intensidade das atividades me chamaram atenção. São meninas bem mais experientes, com um judô bastante apurado. Vou aproveitar a oportunidade para evoluir mais ainda, com certeza”, afirmou a novata que, além de observar de perto as principais judocas da sua categoria, como a campeã olímpica Tina Trstenjak (SLO) e a tetracampeã mundial Clarisse Agbegnenou (FRA), tem buscado também orientações com as judocas brasileiras da equipe principal.

“Admiro muito a Ketleyn Quadros e a Mariana Silva. Fico na cola delas em busca de orientações. Elas são do meu peso (63kg). Sempre me dão dicas e me auxiliam quando luto com outras atletas mais fortes do meu peso. Tem sido muito importante para mim, que estou chegando agora na classe sênior. A Maria Portela (70kg) é outra judoca que admiro muito e que busco informações com ela, mesmo sendo uma categoria acima. Ela é muito experiente e me identifico com alguns golpes que ela utiliza”, aponta a atleta.

Além de Samara, outros 12 judocas da classe Sub-21 viajaram com a equipe principal para o treinão de inverno. O intercâmbio é uma das estratégias do programa de transição desenvolvido pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com clubes e federações que visa facilitar o processo de mudança de classe - do Júnior para o Sênior - e, assim, alimentar a renovação constante da seleção brasileira de judô.

Atletas como Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Larissa Pimenta (52kg) e Beatriz Souza (+78kg) são os exemplos mais recentes de judocas que passaram por esse processo e hoje integram a equipe principal do Brasil. 

Foco nas competições europeias
A preparação em Mittersill servirá como base para as disputas das primeiras competições do ano, que serão na Europa. Primeiro, o Grand Prix de Tel Aviv, em janeiro, seguido pelo Aberto Europeu de Odivelas e o Grand Slam de Paris, ambos em fevereiro. 

Campeões do reality show "Ippon", Samara e Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube) ganharam como prêmio uma convocação para o Grand Slam francês.

Dessa forma, concluído o período de treinos, o foco dos dois estará nas primeiras oportunidades de medalhas do ano. Principalmente no Grand Slam de Paris, mais uma experiência inédita para os calouros. É a chance de começar 2020 com bons resultados na bagagem.

“Estou correndo atrás da minha evolução para iniciar esta nova fase de forma bem positiva. Tenho competições importantes pela frente. Quero estar muito bem preparada para conseguir bons resultados, principalmente no Aberto de Odivelas, em Portugal, e no Grand Slam de Paris, na França. Fazer parte da seleção neste período tão importante do ano olímpico significa muito para mim”, concluiu a atleta.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar