Últimas Notícias

Após reunião, Parque Olímpico e de Deodoro seguem interditados


O Parque Olímpico da Barra e o Complexo Esportivo Deodoro vão permanecer interditados até que o plenário da 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) julgue os recursos da prefeitura do Rio e da União, o que poderá ocorrer no dia 29 de janeiro. Durante um encontro na tarde desta terça-feira, na sede da instituição no Centro, representantes do município, da União e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) tentaram mostrar ao magistrado Guilherme Calmon Nogueira da Gama que as instalações esportivas estão com suas documentações regularizadas, não oferecem riscos à segurança da população e podem receber atletas para treinamentos.

Na sexta-feira, teve início a interdição dos locais, após uma decisão proferida pelo juiz da 17ª Vara Federal, Eugênio Rosa de Araújo, e a consequente negativa dos recursos impetrados pela prefeitura e União no TRF-2. Na ocasião, para não atender aos apelos dos poderes públicos para a liberação das arenas esportivas, o desembargador da 6ª Turma Especializada, Nogueira da Gama, contestou os argumentos apresentados.

"Por mais que seja verdade o fato de que a documentação provisória substitui o Certificado de Aprovação final do Corpo de Bombeiros enquanto ele não é expedido, ela não pode substituir a documentação definitiva indefinidamente. O Complexo Olímpico está em funcionamento desde 2016, desde a realização das Olimpíadas. Não é crível que o Poder Público demore mais de três anos para expedir a documentação em questão" ressaltou Nogueira da Gama em sua decisão.

Na tarde desta terça-feira (21), Nogueira da Gama se encontrou separadamente com representantes da prefeitura e, em seguida, foram ouvidos as pessoas enviadas pelo Governo Federal e o COB. O desembargador da 6ª Turma chegou a se mostrar surpreso porque, em momento algum do processo, foi mencionado que as instalações esportivas eram usadas por atletas em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Ao término dos encontros, Nogueira da Gama informou que ouvirá o Ministério Público Federal, antes de preparar o relatório final que será apreciado no plenário da 6ª Turma Especializada do TRF-2. Como ela só se reúne às quartas-feiras e toda a documentação precisa ser concluída, a primeira data possível para ir a julgamento é no dia 29.

Com a paralisação das atividades, cerca de 900 pessoas, entre atletas e alunos de cursos gratuitos oferecidos à população carioca foram afetados por não poderem usar a Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra. Além disso, na Arena Carioca 1 a seleção brasileira feminina de basquete, que se prepara para a disputa do Pré-Olímpico, precisou deixar de treinar no local, assim como a equipe de basquete do Flamengo que manda suas partidas na instalação. Já em Deodoro, os atletas de canoagem da seleção precisaram paralisar seus treinos.

com informações de globoesporte.com
foto: Olympic.org

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar