Últimas Notícias

Infantino será apresentado como membro do COI; participação de Sebastian Coe ainda é incógnita



O presidente da FIFA, Gianni Infantino, é o novo membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Além do italiano, o chefe do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Yasuhiro Yamashita, e o presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), David Haggerty, também foram eleitos. Os três serão apresentados durante a Sessão do COI em Lausanne em janeiro de 2020. Agora, o eleitorado do COI possui 108 membros.

A expectativa do COI e que Infantino, presidente da FIFA desde 2016, fosse reeleitos antes de o propor como membro. O suíço recebeu seu primeiro mandato completo de quadro anos à frente da instituição máxima do futebol em maior deste ano. Com isso, a FIFA volta a ter um representante dese a saída de Sepp Blatter, envolvido em casos de escândalos com a instituição.

Yamashita, judoca ouro em Los Angeles 1984, substitui Tsunekazu Taked, acusado de suborno para a escolha de Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos 2020. Já Haggerty foi reeleito Presidente da ITF em setembro. "Este é um reconhecimento do Conselho da ITF, comitês e funcionários que trabalham incansavelmente para o crescimento da modalidade" disse o estadunidense.

A dúvida por enquanto é sobre a participação de Sebastian Coe como representante do atletismo. O britânico é presidente da agência global de esportes CSM Sport & Entertainment, que trabalha com várias organizações do Movimento Olímpico, o que o impede de assumir um cargo dentro do eleitorado do COI segundo a Comissão de Ética em virtude do conflito de interesses.

O COI esperava que o bicampeão olímpico dos 1.500m, Moscou 1980 e Los Angeles 1984, resolvesse a situação há mais tempo para que pudesse ser tornar membro do órgão. "Queríamos que ele (Coe) se tornasse membro do COI como presidente de um dos nossos esportes olímpicos mais importantes", disse Bach.
Foto: Mohd Rasfan/AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar