Últimas Notícias

Em parceria com COB, CBJ promove workshop para treinadores das categorias de base do judô brasileiro


Com o ciclo de competições encerrado no cenário nacional, a Confederação Brasileira de Judô reuniu técnicos de clubes e das seleções sub-18 e sub-21 do Brasil para quatro dias de Workshop de Treinadores de Base do Judô Brasileiro. As atividades, que aconteceram entre 9 e 12 de dezembro, em hotel no Rio de Janeiro e no Centro de Treinamento do Time Brasil, tiveram como objetivo debater os rumos das categorias de base, alinhar o trabalho dos clubes e da seleção, além de promover palestras abordando temas multidisciplinares, como assédio, doping, psicologia, preparação física, nutrição, imprensa e redes sociais inseridas no contexto da modalidade. 

Na abertura do evento, o gestor das Categorias de Base da CBJ, Marcelo Theotônio, deu as boas-vindas aos participantes e divulgou os números gerais das classes júnior e juvenil no ciclo. Logo em seguida, os treinadores Marcus Agostinho e José Olívio, das seleções Sub-18 e Sub-21, respectivamente, dissecaram o planejamento feito para o período de observação e preparação dos atletas para as competições internacionais. Também estiveram presentes a técnica Andrea Berti, e os técnicos Douglas Vieira e Douglas Potrich.

“A integração e o planejamento são fundamentais para o desenvolvimento do esporte. O que estamos vendo aqui é baseado em dados, em ciência, é uma construção coletiva e que trará resultados para o judô brasileiro. O Renan Torres, o Matheus Pereira, o Michael Marcelino são exemplos de atletas que vêm crescendo na base e, tendo a oportunidade de participar de workshops como este, melhora muito mais a nossa capacidade de contribuir para a evolução destes atletas”, disse Omar Augusto, técnico do SESI SP, clube formador dos atletas por ele citados.

O assunto relações com a imprensa e comportamento em redes sociais foi tema abordado pela assessora de comunicação da CBJ, Lara Monsores, que destacou os riscos, as boas práticas e as oportunidades que as ferramentas de comunicação digital podem oferecer a atletas e treinadores. Por fim, o tema assédio foi amplamente discutido na palestra comandada pela advogada do COB, Alessandra Nóbrega, que passou orientações sobre o programa Esporte Seguro, além de tirar dúvidas em relação à situações de assédio moral e abuso sexual. 

“Os treinadores são peças fundamentais no processo de desenvolvimento da modalidade. E tê-los cada vez mais capacitados e integrados com a linguagem que a CBJ adota é fundamental para que se tenha sucesso nesta etapa de desenvolvimento e aperfeiçoamento das classes”, afirmou Kenji Saito, gerente de desenvolvimento do COB, e que esteve presente no evento para ratificar o apoio da entidade nas ações junto à CBJ e outras confederações.

Foto: CBJ/Lara Monsores

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar