Últimas Notícias

Boxeadores russos anunciam boicote a Tóquio 2020 se as sanções da WADA não forem derrubadas



A maior potência do boxe olímpico corre o risco de não ter atletas nos próximos Jogos. Segundo relatou Umar Kremlev, secretário-geral da Federação Russa de Boxe em entrevista à Associated Press, na quarta-feira (12), os boxeadores russos só participarão da Olimpíada de Tóquio 2020 se as sanções da WADA que os forçam a competir por bandeira neutra forem derrubadas

A punição da Agência Mundial Antidoping, que foi anunciada no começo da semana, bane o uso do nome, da bandeira e do hino russos das Olimpíadas. Assim, a Rússia está excluída dos Jogos de 2020 e seus atletas só poderão competir sob bandeira neutra.

Os boxeadores russos sentem-se injustiçados por terem que assumir a culpa de violações cometidas em outros esportes. "Se os outros esportes são culpados e os atletas violaram o código da WADA, por que nós somos punidos? Somos a favor do esporte honesto e contra o doping. Queremos que o nosso esporte seja limpo", declarou Umar Kremlev.

Após o anúncio das punições a Rússia, o time de boxe chegou a contatar a organização olímpica para impor algumas condições, mas todas elas foram rejeitadas por unanimidade. 

Eles, então, bateram o pé e decidiram que não competiriam em Tóquio sem sua bandeira e sem seu hino. "Não vamos por medalhas, mas sim pelo sentimento de honra ao nosso país", disse Kremlev, que ainda afirmou que os boxeadores preferem tornar-se profissionais do que competir na próxima Olimpíada. 

De todo jeito, os pugilistas russos ainda têm esperanças de que o resultado possa ser revertido. A decisão oficial da Rússia sobre seu posicionamento acerca das sanções impostas pela WADA será tomada em 19 de dezembro, pelo conselho da agência anti-doping russa. 

Foto: Peter Cziborra/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar