Últimas Notícias

Treinadores das seleções de Basquete do Brasil falam da expectativa para os sorteios dos Pré-Olímpicos


Está chegando a hora. Na quarta-feira, dia 27 de novembro, a FIBA irá realizar os sorteios dos Pré-Olímpicos Mundiais para Tóquio 2020 e as seleções brasileiras conhecerão seus caminhos em busca da Olimpíada. A definição acontece a partir das 10h de Brasília, em Genebra, na Suíça, na sede da entidade.

Na última segunda, a FIBA divulgou os detalhes de direcionamento dos sorteios masculinos e femininos, levando em conta questões de equidade técnica e também geográficas. O Pré-Olímpico feminino acontece de 6 a 9 de fevereiro e o masculino será de 23 a 28 de junho.

No sorteio também serão definidas as sedes de cada grupo. No feminino, as possíveis são China (Foshan), Sérvia (Belgrado), França (Bourges) e Bélgica (Ostend). No masculino os grupos serão na Sérvia (Belgrado), Canadá (Victoria), Lituânia (Kaunas) e Croácia (Split).

Técnico da seleção feminina, José Neto comentou sobre a expectativa para a definição do grupo das meninas no Pré-Olímpico Mundial. O Brasil chega com moral após o título do Pan-Americano de Lima, o bronze na AmeriCup e a vaga com boas atuações no Pré-Olímpico das Américas, vencendo a Argentina dentro da casa delas, em Bahía Blanca.

- É um momento importante que define o nosso próximo passo e um passo importantíssimo para o basquete feminino brasileiro. Temos já planejado vários cenários para que possamos executar aquele que for escolhido pelo sorteio. Enfim, uma expectativa grande que alimenta nosso ânimo de estarmos preparados para atingir esse objetivo de chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio - citou Neto.

Técnico da seleção masculina, Aleksandar Petrovic também está de olho no sorteio. Seu planejamento e a preparação do Brasil dependem dessa definição da quarta-feira.

É que a FIBA anunciou uma diferença no sorteio masculino. Os minigrupos não servirão apenas para a separação geográfica e de equidade técnica. Dentro de cada sede teremos minitorneios. Na simulação da FIBA, por exemplo, o Brasil caiu no Grupo B da sede da Croácia, e jogaria primeiro contra croatas e angolanos. Os dois melhores avançariam para a semifinal desse Pré-Olímpico, que teve na simulação de sorteio a Rússia, Coreia do Sul e Venezuela.

- Sabendo que tipo de sorteio se pode tratar, eu mantenho a mesma opinião. Para mim, a melhor solução é Lituânia ou Croácia. Temos opções para ganhar o torneio na Lituânia ou Croácia. Na Sérvia é mais complicado. Já sabemos que podemos jogar com Croácia, Itália ou Eslovênia. A Croácia é um pouco mais forte, jogadores NBA, mas não tem a posição de armador bem coberta. A Eslovênia tem o Doncic, mas tem o Doncic da NBA e da FIBA, é diferença. Acho que o Goran não vai jogar. A Itália tem muitos problemas. Entre os três que nos toca, qualquer um deles seria o mesmo. Depois, podem chegar dois africanos, Tunísia, Angola, Senegal. O Brasil vai ganhar seguramente para se classificar às semifinais. No primeiro momento, miro esse minigrupo - disse o treinador.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar