Últimas Notícias

CBV relembra 25 anos da prmeira medalha do vôlei feminino em Mundiais


O dia 30 de outubro ficou marcado para o voleibol feminino do Brasil. Foi neste dia, no ano de 1994, que o grupo dirigido pelo técnico Bernardinho conquistou a primeira medalha da categoria em uma edição de Campeonato Mundial – neste caso disputado no Brasil, com sedes em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). A seleção brasileira encarou Cuba na grande decisão, acabou superada, mas marcou a história do vôlei feminino no país.

Um dos destaques ficava por conta da levantadora Fernanda Venturini. Nome marcante daquela geração que contava com um grupo de muita qualidade, a jogadora relembra com carinho de tudo que viveu no Mundial de 94.

“O Bernardo chegou pouco tempo antes e não treinamos o quanto gostaria, mas foi uma competição emocionante. Pegamos aquela geração de Cuba que venceu tudo na final. Demos azar e ao mesmo tempo demos sorte porque jogar contra as melhores do mundo fez com que o nosso time crescesse. Aquela seleção deixou saudade. Foi muito emocionante jogar em São Paulo, com o ginásio lotado. Só tenho boas lembranças daquele momento”, disse Fernanda.

Outro destaque, a ponteira Virna também fica feliz ao recordar os momentos com esta seleção. “Foram tempos tão gostosos. Jogamos juntas praticamente em dois olímpicos juntas e foi muito bacana saber que plantamos uma sementinha com essa geração”, comentou Virna.

Ana Flávia foi mais uma a falar sobre este momento tão importante para o grupo que integrou. “Foi uma geração muito abençoada, com jogadoras talentosas tecnicamente e muito fortes de cabeça. A mudança com a entrada do Bernardo foi grande em todos os sentidos, principalmente na parte psicológica do grupo. Todas estavam focadas e certas que poderíamos e iríamos estar no pódio em todas as competições internacionais”, disse a jogadora.

Ana Flávia foi adiante. “Me lembro que havíamos ficado em sétimo lugar na China e nesse Mundial fizemos a final com Cuba no Brasil. Essa foi a geração que tinha Cuba como o grande desafio e por muitas vezes conseguimos superá-las. Não conseguimos jogar bem na final. Poderíamos ter jogado muito melhor, mas faz parte, já havíamos dado um grande salto em tão pouco tempo”, analisou Ana Flávia.

Para chegar a conquista da medalha, a seleção brasileira feminina teve sete jogos e seis vitórias. Na estreia, venceu a Romênia, a Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Rússia, sendo superada apenas na final. As russas ficaram com o bronze.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar