Últimas Notícias

Skate Canada 2019 - Dia 1

Dia de performances históricas e disputas acirradas na abertura do Skate Canada, segunda etapa do Grand Prix de Patinação Artística, disputado em Kelwona, região da Columbia Britânica. No masculino, Yuzuru Hanyu (foto) venceu o programa curto com larga vantagem e nota máxima no salto triplo Axel. No feminino, um duelo de triplo Axels entre a japonesa Rika Kihira e a coreana Young You. Nos pares, os russos Aleksandra Boikova e Dmitri Kozlovskii surpreenderam os favoritos e ficaram na liderança enquanto na Dança no Gelo, Madison Hubbell e Zachary Donohue saíram na frente e tentam assegurar a vaga na final.

Dança no Gelo:

Madison Hubbel e Zachary Donohue, dos EUA saíram com uma vantagem estreita na frente de Piper Gilles e Paul Poirier, do Canadá. Com uma rotina um pouco menos intensa mas ainda mais precisa que a apresentada na semana anterior no Skate America, a dupla somou 83.21 pontos. Um bom resultado garante a dupla dos EUA nas finais do Grand Prix, dia 5 de dezembro em Turim, Itália.

Se apresentando em casa, Gilles e Poirier mostraram uma rotina forte e animada e conseguiram a melhor marca pessoal da carreira em uma dança rítmica, com 82.58 pontos. A dupla ficou satisfeita com o resultado: "Nós dois estamos orgulhosios do que fizemos hoje. Treinamos duro nossa Dança Curta para mostrar o que podemos. Nossa primeira etapa no Grand Prix normalmente é difícil, então foi muito bom ter a torcida local para nos apoiar. Sentimos a energia", declarou Gilles.

O terceiro lugar ficou com outra dupla dos EUA,  Kaitlin Hawayek e Jean-Luc Baker. As três duplas foram as únicas com pontuações na casa dos 80 pontos.

Feminino:

Num dia de disputas encarniçadas, a limpeza e excelência de execução fez a diferença: Young You, da Coréia entrou no gelo ainda no primeiro grupo e com um programa com layout de saltos fortíssimo aberto com um triplo Axel, ainda cedo na competição impôs uma vantagem respeitável marcando 78.22 pontos, o que obrigou outras competidoras a correr atrás. Apenas no final, Rika Kihira do Japão conseguiu superar a marca da coreana: com muita segurança realizou seus quatro saltos com maestria, abrindo a própria atuação com outro triplo Axel que conseguiu um grau de execução melhor. Kihira somou 81.35 pontos. Com uma atuação muito elogiada, a japonesa disse em entrevista que a seu ver alguns elementos ainda não saíram a contento: "Em alguns trechos do programa eu estava nervosa, então minhas piruetas não saíram muito bem. Amanhã nos treinos eu quero focar em meus saltos e giros".

Sem um triplo axel desenvolvido e sem poder usar sua melhor arma—saltos quádruplos, proibidos em programas curtos femininos—a russa Alexandra Trusova manteve o foco na qualidade de execução de piruetas e da vigorosa sequência de passos de seu programa curto ao som de "Peer Gynt", de Edvard Grieg, e conseguiu o terceiro lugar. Trusova ficou satisfeita com sua performance "Gostei da minha atuação hoje, mas vou continuar trabalhando em piruetas, patinação no solo e espero, eu possa fazer um triplo Axel logo."

Pares:

Aleksandra Boikova e Dmitri Kozlovskii da Rússia fizeram uma apresentação fluida, elegante e ágil, sem erros, e a qualidade foi recompensada: terminaram o dia em primeiro, à frente dos favoritos Kirsten Moore-Towers/Michael Marinaro do Canadá e  Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov, também da Rússia.

Em entrevista, Kozlovskii disse que o principal objetivo da dupla é manter o foco e ter uma apresentação forte tecnicamente e artisticamente no segundo dia: "Para cada atleta, o objetivo é fazer uma performance limpa e demonstrar a ideia dos programas. Patinação Artística não é só um esporte, mas uma arte e todos os atletas querem se desenvolver para combinar o aspecto técnico e a segunda marca que constitui os diferentes componentes (artísticos)."

Masculino:

O bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu, do Japão entrou no gelo como franco favorito e com a missão de apenas conquistar pontos e planejar uma classificação para a final do Grand Prix. Acabou fazendo mais do que simplesmente garantir uma vitória: ficou mais de 20 pontos à frente do segundo colocado, marcou a maior pontuação em um Programa Curto masculino neste ano—109.60—com também a maior pontuação de componentes artísticos e conseguiu avaliação máxima no salto triplo Axel. Hanyu esteve próximo também de nota perfeita nas piruetas salto quádruplo salchow que abriu o programa. 

O programa de Hanyu, no entanto teve duas falhas menores: um erro pequeno na saída do salto quádruplo toeloop em combinação com triplo toeloop e a sequência de passos que acabou encurtada e recebeu apenas nível 3 por falta de cobertura de área. Em entrevista, o bicampeão olímpico disse que não gostou muito da própria atuação. Ele creditou os dois erros à distração momentânea e disse que a performance como um todo deveria ter sido muito melhor: "Não foi aquela coisa toda, mas acho que fiz meu melhor hoje. Eu estava muito calmo, mas não tenho certeza se minha calma me deixa mais focado."

O segundo lugar ficou com Camden Pulkinen, dos EUA. Estreante em categorias senior no Grand Prix, o patinador de 19 anos tinha como maior objetivo fazer uma atuação limpa e que não limitasse seus melhores recursos: interpretação de música e boas transições. Pulkinen não errou, conteve a ansiedade, superou um sangramento nasal após a segunda pirueta e conseguiu encaixar um bom salto quádruplo toe e um triplo axel no início do programa. A nota de 89.05 pontos deixou o norte-americano surpreso e extasiado: "Eu nunca imaginei que eu pudesse fazer isso até que eu fiz. Eu estou feliz que consegui segurar um programa todo, ter firmeza nas piruetas e acertar os saltos".

O terceiro lugar ficou com Nam Ngyuen, do Canadá, que numa atuação decidida marcou 84.08 pontos, com uma grande evolução de trabalho em relação à performance caótica mostrada no Nebelhorn Trophy no último mês, onde se programa curto ficou somente em 9o. lugar e acabou o deixando em 4o. na soma final: "Tudo ficou no lugar certo hoje. A torcida foi ótima, a energia, insana. O programa como um todo me pareceu bem."

Todas as tabelas com resultados, agenda de apresentações em horário local e súmulas detalhadas de julgamentos do Campeonato Europeu de 2019 estão disponíveis aqui, no site oficial de resultados do evento.

Foto: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar