Últimas Notícias

Rússia responde oficialmente às acusações de manipulação de dados em exames de doping


A Rússia respondeu na terça-feira (9) por carta e dentro do prazo exigido às acusações da Agência Mundial Antidoping (WADA) sobre a suposta manipulação dos exames de doping do laboratório de Moscou.

"Em 8 de outubro foi enviada uma carta em nome da WADA em resposta às perguntas dirigidas ao ministério e à RUSADA (Agência Russa Antidoping) sobre a base de dados do laboratório antidoping de MoscoU", informou Pável Kolobkov, ministro do desporto, em comunicado.

O governante russo precisou que as respostas às 31 perguntas da WADA resultaram em quase 100 páginas e "foram preparadas por peritos russos no âmbito das tecnologias de informação". 

"Os peritos deram resposta a todas e cada uma das perguntas. No fim de outubro deverá haver uma reunião em Lausanne com a participação de peritos e das partes implicadas. Estamos convencidos de que cumprimos com todas as exigências", reforçou.

Menos confiante, o diretor executivo da RUSADA assumiu, horas antes, esperar "restrições significativas" para todo o esporte russo, face à alegada adulteração dos dados entregues a WADA.

"O que é que a WADA vai fazer? Será rigorosa. É uma questão de reincidência, uma repetição, e com os mesmos métodos de sempre. Temos muito poucas hipóteses de sair ilesos, pois as mudanças na base de dados foram feitas à mão", disse à agência AP Yuri Ganus. 

Entre outras coisas, a WADA deseja saber sobre a razão para vários dados terem sido aparentemente alterados, com evidências claras a serem apagadas seletivamente.

Se a WADA considerar que se trata de um novo esquema de encobrimento por parte da Rússia, em relação a dados que estavam sob custódia do Estado, as sanções podem vir a ser ainda mais pesadas.

O ministro do Esporte destacou a vontade de "continuar a cooperar" para que esta situação seja ultrapassada e não coloque em causa a participação da Rússia em Tóquio 2020.

Com informações de: Diário Record
Foto: REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar