Últimas Notícias

Primeiro velocista africano a correr abaixo dos 10s morre no Zimbábue


Primeiro velocista da África a correr abaixo dos 10s, morreu nesta segunda-feira (21), em Chiweshe (ZIM), Artwell Mandaza (ZIM).

Mandaza, que tinha 73 anos, alcançou a marca de 9.90s em 1970, em um meeting disputado em 2 de maio daquele ano, na cidade de Welkom (RSA).

O zimbabuense também foi o quarto atleta negro a conseguir tal feito.

Mandaza nunca competiu nos Jogos Olímpicos, uma vez que na época o Zimbábue, que era conhecido então como Rodésia, declarou independência unilateral da Grã-Bretanha. A partir daí, os britânicos exerceram grande pressão para que o país não disputasse os Jogos de 1968, incluindo um boicote dos países da África, mesmo tendo recebido convite. Assim, a Rodésia ficou de fora.

Já em 1972, a Rodésia aceitou a sugestão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para participar sob a bandeira da Rodésia do Sul e sob o hino da Grã-Bretanha, tendo a sua participação liberada. Mas assim como em 1968, uma ameaça de boicote das nações da África acabaram por forçar a retirada do convite para a Rodésia pelo COI e os 44 atletas até ficaram na Vila Olímpica, mas não puderam competir.

Em 1984, Mandaza competiu contra um cavalo em uma prova de 60m para angariar fundos para que os atletas do Zimbábue pudessem competir nos Jogos Olímpicos em Los Angeles.

Chefe de missão do país nos Jogos de 1984, Mark Manolis, falou sobre Mandaza: "Artwell é uma lenda e uma pessoa muito humilde. Ele foi idolatrado por competir abaixo dos 10s, que naquela época era muito raro."

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar