Últimas Notícias

Pré-Olímpico de Tênis de Mesa por Equipes da América Latina - Último dia: Brasil classifica masculino e feminino para Tóquio 2020


O Brasil terminou o Pré-Olímpico de Tênis de Mesa por Equipes da América Latina, disputado em Lima (PER) com 100% de aproveitamento ao faturar as duas vagas em jogo para Tóquio 2020.

Com o resultado. dois atletas da equipe que for convocada para a Olimpíada poderão disputar também a competição individual.

MASCULINO
Em um duelo dramático, o Brasil superou a Argentina por 3-2 e ficou com a vaga por equipes no masculino. Na primeira partida, os brasileiros já perceberam que não seria fácil o duelo. Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy viram os argentinos Horacio Cifuentes e Gastón Alto abrirem 7 a 0 e fecharem em 11 a 6. No segundo set, os argentinos seguiram tomando as rédeas do confronto e tiveram oportunidade de fechar. Mas os brasileiros evitaram o fim da parcial e conseguiram virar, para 18 a 16.

O equilíbrio seguiu no terceiro set. Desta vez, a dupla brasileira conseguiu fechar em 11 a 9. Na parcial seguinte, Cifuentes e Alto abriram vantagem de 9 a 6. Os brasileiros reagiram, buscaram o empate, mas os argentinos devolveram o placar do quarto set, ganhando moral para a parcial decisiva, onde venceram por 11 a 5, após mais de uma hora de confronto.

Hugo Calderano veio na sequência, para enfrentar Pablo Tabachnik, o pior argentino da equipe no ranking mundial, 440 posições abaixo do sexto do mundo. O brasileiro venceu com certa tranquilidade, por 3 a 0 (11/7, 11/4, 11/7).

No terceiro confronto, Gustavo Tsuboi enfrentou Horacio Cifuentes. E o argentino seguiu em seu estilo agressivo, além de se defender muito bem. O brasileiro caiu, por 3 a 1 (7/11, 13/11, 8/11 e 9/11), e a Seleção passou a precisar das duas vitórias seguintes para garantir a vaga.

O relógio já marcava 20 minutos da madrugada de segunda-feira no horário de Brasília, quando Hugo Calderano voltou para a mesa com o objetivo de bater o argentino Gastón Alto, 108° do ranking mundial. Novamente, não decepcionou. Vitória por 3 a 0 (11/3, 11/7 e 12/10).

A responsabilidade de vencer o confronto que garantiria a vaga foi de Vitor Ishiy. Brasileiro com ótimos resultados recentes e grande crescimento no ranking mundial, ele mostrou frieza para vencer Pablo Tabachnik, por 3 a 0 (11/6, 11/4 e 11/6). O passaporte estava finalmente carimbado.

“Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe. E de fazer um jogo tão emocionante como este, para uma classificação aos Jogos Olímpicos, que era um sonho meu. Sabia que ia ser bem difícil, eles têm atletas fortes e experientes. Já estava preparado”, disse Ishiy.

“É uma sensação muito boa garantir essa vaga. Não foi um campeonato fácil, a Argentina mostrou que pode brigar com muitas potências. Estou muito feliz pela equipe. A gente não entra com expectativas. Não tem nada fácil na América Latina. Podemos treinar bastante para chegar em Tóquio no melhor nível”, projetou Hugo Calderano.

“Nossa equipe brigou até o fim. A equipe está de parabéns, apesar de eu não ter vencido no individual. Sempre fazemos o nosso melhor. Não é fácil vestir a camisa da Seleção, é uma responsabilidade enorme”, avisa Gustavo Tsuboi.

“Temos que valorizar o trabalho dos argentinos. Estamos bastante felizes. Não é sempre que conquistamos uma vaga para os Jogos Olímpicos”, analisou o técnico Paco.

FEMININO
Com uma atuação impecável diante de Porto Rico, a Seleção feminina garantiu a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio após vencerem as campeãs dos Jogos Pan-Americanos por 3 a 0, na última rodada do Pré-Olímpico Latino de Equipes, neste domingo (27), na Villa Deportiva Nacional, em Lima, capital peruana. Duas atletas da equipe que for convocada para a Olimpíada poderão disputar também a competição individual.

O primeiro jogo era o de duplas, considerado o fiel da balança para a vitória no confronto, segundo o técnico Hugo Hoyama. Caroline Kamahara e Jessica Yamada entraram muito atentas e venceram o equilibrado duelo com as porto-riquenhas Melanie Diaz e Daniely Rios, por 3 a 1 (12/10, 8/11, 12/10 e 11/9).

A partida seguinte era cercada de muita expectativa, por se tratar do duelo das duas melhores atletas da América Latina. E Bruna Takahashi, 53ª colocada no ranking mundial, não teve piedade de Adriana Diaz, 27 do mundo. Uma vitória por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 12/10), mostrando que o time brasileiro não tinha vontade de dar espaço para uma nova surpresa, como havia acontecido no Pan, em agosto.

Caroline Kumahara tinha a missão de carimbar a classificação para Tóquio. Perdeu o primeiro set para Melanie Diaz, por 11 a 7. Foi melhor no segundo, vencendo por 12 a 10. No terceiro, fez um set irretocável, com 11 a 1 no placar. Mostrando uma força impressionante, Caroline continuou agressiva no quarto set, vencido por 11 a 9, fechando a partida em 3 a 1 e garantindo a vaga olímpica.

“Me sinto muito feliz, estou muito orgulhosa da nossa equipe. Sabíamos que a partida de duplas era muito importante e conseguimos a vitória. A Bruna entrou muito confiante, venceu e me deu ainda mais confiança para o último jogo”, ressaltou Caroline Kumahara.

“Para mim, é muito diferente, eu sou a mais velha do grupo. Já tive duas oportunidades e acabei não indo para a Olimpíada. Dediquei anos da minha vida ao tênis de mesa. Você deve acreditar sempre. Já tinha desistido desse sonho. De repente estou aqui e vamos para Tóquio”, vibrou Jessica Yamada.

“Estou muito feliz, trabalhamos muito duro para isso. Muito obrigada pela energia positiva”, agradeceu Bruna Takahashi.

“A sensação é a melhor possível. Para mim, foi a melhor partida que elas fizeram nos seis anos que estou como técnico da Seleção. Elas merecem, treinaram bastante. Essa classificação é toda mérito delas. Será minha oitava Olimpíada”, comemorou o técnico Hugo Hoyama.

Foto: ITTF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar