Últimas Notícias

Campeão dos 10 000 metros dos Jogos Africanos tem resultado positivo para EPO


O etíope Berehanu Tsegu, campeão da prova dos 10 000 metros nos Jogos Africanos Rabat 2019 foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU em inglês) após o resultado positivo em testes para a eritropoietina (EPO). Tsegu tinha apenas 19 anos quando venceu a prova em agosto deste ano em Marrocos.

Com o tempo de 27:56.81, Tsegu chegou em primeiro lugar, seguido por Aron Kifle, da Eritreia e pelo também etíope Jemal Yimer. Com essa punição, eles receberão respectivamente as medalhas de ouro e prata, enquanto o bronze vai para o queniano Edwin Soi que chegou em quarto lugar na prova.

O bom desempenho não ficou restrito aos Jogos Africanos. Na meia-maratona de Compenhague, Tsegu chegou em terceiro lugar, completando a prova em 59:22, sua melhor marca e a terceira vez no ano em que chega ao sub-2. O recorde mundial de 58:01 foi estabelecido também na Dinamarca, pelo corretor Geoffrey Kamworor.
Outros casos

Mas o caso de doping não é isolado dentro do contexto africano, mas pertence a uma série crescente de resultados positivos de atletas do continente. O detentor do recorde da Meia Maratona de Marrocos, Mustapha El Aziz, foi banido por quatro anos após testar positivo para EPO. A própria Federação Etíope de Atletismo lançou um grande programa educacional entre jovens atletas para alertá-los acerca dos perigos do doping.

O EPO é um hormônio produzido pelo rim que estimula a médula óssea a produzir glóbulos vermelhos (hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Assim, a maior concentração desse hormônio significa maior produção de energia aeróbia, aprimorando a performance de ciclistas, corredores de longas distância e atletas de resistência. Apesar desse benefício aparente, o excesso de EPO pode provocar infarto e ataque cardíaco.

Foto: Watch Athletics

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar