Últimas Notícias

Mundial de Ginástica Rítmica 2019 - Dia 5


Dina Averina (RUS) conquistou nesta sexta-feira (20) o título do Individual Geral do Mundial de Ginástica Rítmica, que está sendo realizado em Baku (AZE).

A russa somou 91.400 pontos após a apresentação dos quatro aparelhos, superando a irmã Arina Averina (RUS) por 0.300 pontos. O pódio foi completado por Linoy Ashram (ISR), Que somou 89.700 pontos.

Com o final do Individual Geral, as 16 primeiras colocadas garantiram vaga em Tóquio 2020. Rússia, Israel, Itália, Estados Unidos, Bulgária, Ucrânia e Belarus classificaram 2 ginastas cada. Japão e Azerbaijão qualificaram um.

O Brasil ainda tem chances de classificar para Tóquio, através da Copa do Mundo em 2020 e do Pan-Americano.

Conjunto do Brasil faz a sua estreia
O Conjunto do Brasil faz a sua estreia no sábado (21), motivada pelas boas notas obtidas em suas participações nas etapas de Kazan (RUS) e Portimão (RUS) da Copa do Mundo, além da possibilidade de sair daqui com uma vaga para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Estarão em jogo em Baku cinco vagas diretas para a Olimpíada. Como os três países já classificados pelo Mundial do ano passado (Rússia, Itália e Bulgária) são favoritos a ficarem entre os cinco melhores conjuntos no geral - soma das notas das séries de cinco bolas e mista - a zona de corte para a classificação olímpica pode contemplar até os oito primeiros colocados no geral. Que pode se estender para o nono lugar, caso o Japão também termine entre os oito primeiros.

O Brasil, que vem de ótimas participações nas competições que antecederam o Mundial, aposta suas fichas em terminar dentro da zona de classificação olímpica. O retrospecto recente é animador. Em Kazan (RUS), o conjunto brasileiro alcançou na prova das cinco bolas a maior nota na história de uma equipe do país na modalidade, 25,950. Terminou a competição em 9º lugar à frente de México e Estados Unidos, os principais rivais na briga pela vaga olímpica. Em Portimão, as meninas brasileiras foram à final da prova mista (três arcos e dois pares de maças), alcançado a nota 25,900 e ficando em quinto lugar neste aparelho.

Diante deste cenário, Camila Ferezin, treinadora do conjunto e coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), acredita que sua equipe chegará pronta para a competição deste sábado. “A gente fez a melhor preparação possível. Que bom que pudemos participar de várias Copas do Mundo e assim preparar as meninas para estarem aqui no ápice da performance”, disse a técnica brasileira.

O modelo da competição, com as duas séries para a definição da classificação geral sendo realizadas em um intervalo de pouco mais de meia hora entre uma e outra também será um desafio extra a ser superado neste sábado, segundo Camilla Ferezin.

“Será um momento de muito estresse, pois são duas coreografias bem difíceis e pouco tempo entre cada apresentação. É um desafio, mas será igual para todos os Conjuntos e nos últimos treinos em Baku a gente já vinha preparando a equipe desta forma. Assim, em 48 minutos estarão prontas na quadra novamente”, explica Camila.

A capitã do Conjunto, Deborah Medrado, vive a expectativa de disputar seu primeiro Mundial, depois de ter ficado como reserva em 2018, pois estava lesionada. “Bastante ansiosa, até porque será a competição mais importante do ano para nós, pois vale uma vaga olímpica. Nos preparamos muito, treinamos bastante em Baku, conseguimos nos adaptar ao fuso horário, clima, ginásio, enfim estamos prontas para entrar em quadra, cravar as séries e sair daqui com a vaga para Tóquio”, disse Deborah.

Foto: FIG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar