Últimas Notícias

Adelaide desiste da disputa para receber os Jogos da Commonwealth de 2026


O governo da Austrália do Sul retirou a candidatura de Adelaide para sediar os Jogos da Commonwealth de 2026. O motivo da decisão é análise financeira independente que mostrou o alto investimento financeiro e o baixo retorno. O evento custaria em torno de 3,5 bilhões de dólares australianos (R$9,9 bilhões), com benefício econômico de apenas 1,2 bilhão (R$3,4 bilhões).

O ministro do Esporte australiano Corey Wingard explicou com detalhes a decisão. "Infelizmente, o custo para o contribuinte foi alto demais para levar os Jogos para a Austrália do Sul até 2026, mas continuamos abertos a ofertas em potencial em 2030 e 2034 à medida que as principais iniciativas do plano estadual de infraestrutura esportiva são lançadas".

Depois de algumas visitas, a delegação da Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF em inglês) alegou que a cidade estava quase pronta para receber a competição. Entretanto, o custo com infra-estrutura também pesou e foi uma das causas para o abandono da disputa. "Embora não licitaremos para 2026, embarcamos no plano estadual de infraestrutura esportiva que fornecerá o caminho a seguir para garantir que tenhamos as melhores instalações para atrair grandes eventos para o estado no futuro" comentou o ministro.

O direto executivo da Commonwealth Games Australia, Craig Phillips, respeitou a decisão governamental apesar da insatisfação com desistência. "Estamos desapontados, no entanto, por não termos tido a oportunidade de abordar as preocupações de alguns membros do Gabinete. É a localização perfeita e grande parte das instalações e da infraestrutura necessárias para sediar os Jogos já estão em funcionamento".

Adelaide é a terceira cidade australiana a desistir da candidatura, depois de Sidney e Pearth, que também alegaram um alto custo para receber o evento. Seguem na disputa Shah Alam (Malásia) e Port Moresby (Papua-Nova Guiné). A escolha da anfitriã será realizada ano que vem sem data definida. A próxima edição, em 2022, será em Birmingham (Inglaterra) após a desistência de Durban (África do Sul) também por motivos econômicos.

Foto: Wikipedia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar