Últimas Notícias

Resumão do Parapan 2019 - Dia 2







Atletismo




O atletismo proporcionou mais uma penca de medalhas no seu segundo dia de disputas em Lima. Foram 16 medalhas conquistadas nesse domingo (25): Oito de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

A primeira medalha brasileira do dia ficou com Davi Wilker nos 400m T13. ele terminou em terceiro com o tempo de 51s54, atrás de mexicano Jorge González (50s94) e pelo americano Markeith Price (51s34) ficando com o bronze.

Alessandro Rodrigo confirmou o seu favoritismo e levou o ouro no arremesso de disco F11. Gabriela Mendonça levou ouro no salto em distância F11/12 com quebra de recorde pan-americano (5,34m). Clélia Rodrigues foi prata, completando a dobradinha brasileira. tivemos outra dobradinha com Sandro Varelo e Walace Oliveira no arremesso de dardo F55. Com a marca de 31,30m Sandro quebrou o recorde Parapan-americano.

Nos 400m T47, com Petrucio Ferreira, com 49s25 ficando com a medalha de ouro e Thomaz Ruan tinha ficado com a prata, mas acabou desqualificado por ter corrido fora de sua raia. Outro ouro veio com Vitor Antônio de Jesus, nos 400m T37, novo recorde pan-americano (52s78). 

Quem também levou ouro e quebrou o recorde pan-americano foi Caio Vinícius, ouro no arremesso de peso F12 com a marca de 15,31m. Mauro Evaristo foi ouro no levantamento de peso F63, com direito a recorde pan-americano - 13,00m. O último ouro brasileiro do dia ficou com Edson Pinheiro nos 100m T38

Taschita Oliveira foi prata nos 200m T36 e Tuany Barbosa foi bronze no lançamento de disco F57. Marivana Oliveira ficou com o bronze no arremesso de peso F35/36/37, assim como Fernanda Yara anos 200m T47. Rayane Soares foi prata nos 100m T13.







Basquete em cadeira de rodas





Pelo torneio masculino, Brasil venceu Porto Rico por 80 a 67. Marquinhos (foto) foi o cestinha brasileiro com 31 pontos. O Brasil se mantém invicto e vai decidir o primeiro lugar do grupo contra os Estados Unidos, segunda feira (26). Pelo torneio feminino, o Brasil folgou e joga segunda-feira contra o Chile.




Futebol de 5




O Brasil empatou  por 0 a 0 a segunda partida na competição, agora contra a Argentina. E com os outros resultados caiu para a quarta posição, com dois pontos em dois jogos. O Brasil pega o México pela terceira rodada na segunda (26)






Futebol de 7



O Brasil derrotou a Argentina por 2 a 0, em reedição da final dos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015.  Os dois gols brasileiros foram marcados por César (foto), um em cada tempo. Líder do grupo ao lado dos Estados Unidos, o Brasil enfrenta a Colômbia na segunda (26)







Goalball
O Brasil estreou com vitórias no masculino e no feminino. Entre as mulheres, o Brasil venceu o Canadá por 9 a 3. Ana Carolina Custódio foi a artilheira com 5 gols. Já entre os homens o Brasil venceu a Argentina por 9 a 2. Josemarcio Sousa foi o artilheiro com quatro gols.







Judô





O judô encerrou sua participação e o Brasil conquistou mais seis medalhas no segundo dia de disputas. Lúcia Teixeira vence a argentina Laura Gonzáles por ippon e fatura a medalha de ouro na categoria até 57kg feminina, proporcionando o primeiro ouro brasileiro do dia no Parapan.

Luan Pimentel (foto) na categoria até 73kg e Meg Emmerich na categoria mais de 70kg venceram todas suas lutas e também ficaram com a medalha de ouro em suas categorias. Rebeca Silva fez a dobradinha brasileira na categoria mais de 70 ficando com a prata.

A campeã mundial Alana Maldonado conquistou a prata. Ela venceu três de suas quatro lutas na categoria até 70kg, com a única derrota sendo para a rival mexicana Lenia Ruvalcaba. Além dela, Harlley Pereira (categoria até 81kg) conquistou o bronze ao vencer duas de quatro lutas.

O judô brasileiro fechou o evento com um total de 11 medalhas: quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze.





Natação



VEJA TAMBÉM: Guia Parapan 2019 - Natação

Na sessão da manhã, José Luiz Perdigão  e  Regiane Nunes foram prata nos 100m costas S11, para cegos totais, masculino e feminino, respectivamente e foram os primeiros medalhistas da natação paralímpica do Brasil.

Já na parte da noite, muitas medalhas. O primeiro ouro da natação veio nos 100m livre S13 com Carlos Farrenberg, com o tempo de 55s34. Douglas Matera foi prata e completou a dobradinha brasileira (foto). ainda tivemos mais duas dobradinhas brasileiras na natação: As irmãs Débora e Beatriz Carneiro levaram ouro e prata, respectivamente, nos 100m peito S14 feminino e Vanilton filho e Ruiter Silva nos 100m borboleta S9 masculino.


Outro ouro veio com o multi medalhista Daniel Dias, que venceu os 100m costas S5 com o tempo de 36s79. Outro medalhista em jogos paralímpico a levar ouro no Parapan foi Phelipe Rodrigues, nos 100m livre S10.

Laila Garcia foi bronze nos 400m livre S6, assim como Tisbe Andrade, nos 50m costas S4/S5 feminino, Marana Gesteiro nos 100m livre S10 e Cecília Araújo nos 100m costas S8. Felipe Caltrán ficou com o bronze nos 100m peito S14.

O Brasil acabou perdendo a medalha no 4x100m misto 49 pts, pois o segundo nadador Mateus Rheine acabou pulando na água antes da hora, o que desqualificou o Brasil, que fechou o primeiro dia da natação com 15 medalhas: cinco de ouro, cindo de prata e cinco de bronze.





Rugby em cadeira de rodas





O Brasil se recuperou da derrota de ontem e venceu Argentina e Chile. Contra os argentinos, a vitória foi de 65 a 21; Já contra os chilenos, a vitória foi por 76 a 13.  Com isso, o Brasil se classificou em terceiro e vai enfrentar o Canadá na semifinal.




Tênis de mesa





Hoje começaram as competições por equipes e em dez confrontos, tivemos 10 vitórias. Apenas na equipes das classes 1-2 perderam um jogo hoje. Todas as equipes brasileiras já se garantiram nas semifinais, que serão amanhã (26).








Tênis em Cadeira de rodas





Estreando no torneio de simples masculino, Danel Rodrigues venceu Manuel Sanchez (COL) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0). Gustavo Carneiro também avançou no torneio, ao vencer Thomas Venos (CAN) por 2 sets a 1 (6/4, 4/6 e 6/3). Nas quartas de final do torneio de simples feminino, Meirycoll Duval foi derrotada por Macarena Cabrillana (CHI) por  2 sets 0  (6/7 e 3/6) e deu adeus à competição.





Tiro Esportivo




Geraldo Rosenthal conquistou sua segunda medalha no Parapan, ao ficar com a prata na pistola 25m misto SH1. Débora Rodrigues ficou em quarto e Sérgio Adriano, em sexto na mesma prova. No rifle de ar estendido 10m SH1, Carlos Garletti ficou em quarto e Marcelo Marton ficou em quinto.




Vôlei sentado



A seleção feminina enfrentou os Estados Unidos e foi derrotada por 3 sets a 1 (12/25,18/25,25/22 e 21/25). Laiana rodrigues foi o destaque brasileiro com 12 pontos. O Brasil encerra a primeira fase enfrentando o Peru, amanhã (26).

No masculino,  O Brasil enfrentou o Canadá e venceu por 3 sets a 1 (25/27,26/24,25/23 e 25/11). Gilberto Lourenço foi o maior pontuador com 13 pontos.


O Brasil mantém a liderança no quadro de medalhas, com nove ouros de vantagem para os EStados Unidos, segundo colocado. Confira o top 5 após dois dias de disputas:



fotos: Saulo Cruz, Alexandre Schneider, Washington Alves, Daniel Zappe/ Exemplus/CPB e Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar