Últimas Notícias

Surto História - O recorde de Cláudio Kano


Já consagrado em 1995, Cláudio Kano iria para mais uma disputa de Pan-americano, agora em Mar del Plata na Argentina. Principal ícone do tênis de mesa brasileiro, que estava popularizando o esporte,  Kano já ia para a quarta edição da competição continental e tinha a chance de se tornar o maior medalhista brasileiro em Pans.

Na final individual, Kano encontrou o amigo e rival Hugo Hoyama. Desde que ele despontou, Kano viu um rival à altura, que passou a vencê-lo, algo que nos anos 80 era impossível no Brasil. Hoyama já tinha ganho Kano em Havana e essa seria a revanche entre os dois. Mas Kano acabou perdendo novamente para o seu rival brasileiro. Ficou com a prata.

Se no individual era confronto de titãs, juntos eles eram imbatíveis, já que Hoyama era um dos únicos do continente que sabia parar o saque quase mortal de Kano. Juntos, ele foram ouro nas duplas e na competição por equipes, ao lado de Carlos Kawai e Silnei Yuta. As três medalhas fizeram Kano superar o nadador Djan Madruga e se tornar o maior medalhista brasileiro em Pans, com sete medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, além de ser o primeiro brasileiro a conseguir medalhas em quatro jogos pan-americanos consecutivos. Ao voltar ao Brasil, Kano anunciou que esse era o último pan da carreira. 

Cláudio Kano estava treinando duro para fazer bonito nos Jogos olímpicos de Atlanta em 1996 , pois ele imaginava que ela seria a última olimpíada, e ele queria passar da primeira fase, o que não conseguiu em suas outras participações em Seul-88 e Barcelona-92. 

No dia que ele viajaria para o Canadá, onde faria a aclimatação para Atlanta, ele andava de moto fazendo uma entrega de sua empresa de importação de material esportivo quando foi atingido por um carro e sofreu um grave acidente. Kano faleceu aos 30 anos e três semanas antes dos jogos olímpicos.

Até hoje, Claudio Kano é o quarto maior medalhista pan-americano da história, sendo superado apenas por Hugo Hoyama, Gustavo Borges e Thiago Pereira.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar