Últimas Notícias

Surto História - O pan de 'Pradinho'


Apesar de ter apenas 18 anos na época, o nadador Ricardo Prado foi aos jogos Pan-americanos de Caracas em 1983 como uma das estrelas da delegação brasileira. Afinal, ele era o atual campeão e recordista mundial dos 400m medley, um feito incrível deste fenômeno da natação que esteve nos Jogos pan-americanos de 1979 aos 14 anos (E depois estava nos jogos olímpicos de moscou com 15 anos!)!

E Ricardo Prado não decepcionou. Nos 200m costas, foi medalha de prata só perdendo para o americano Rick Carey, que foi campeão olímpico da mesma prova em Los Angeles 1984. Nos 200m borboleta, outra prata, em uma bela disputa com outro americano, Craig Beardsley.

Mas nas provas de Medley, ele foi imbatível. Nos 200m e nos 400m foram dois ouros. Na prova que lhe daria a prata nas Olimpíadas de Los Angeles um ano depois, 'Pradinho' - como era chamado por conta de sua juventude - venceu com meia piscina de vantagem e com direito a recorde pan-americano. Mas segundo relatos  da revista placar da época, Ricardo teria saído da piscina chateado porque queria bater mais uma vez o recorde mundial na prova - que já era seu - e não conseguiu.

Após se consagrar com a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, a competitividade de Prado foi caindo,assim como o seu cansaço dos treinamentos foi aumentando. ainda conquistou mais 3 medalhas no Pan de Indianápolis e em 1988, encerrou a carreira aos 23 anos. Mas sua atuação nas piscinas no início dos anos 80 é considerada 'a braçada inicial' da relevância do Brasil no cenário mundial da natação, que perdura até hoje.

foto: Gazeta esportiva/Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar