Últimas Notícias

Haitiana quer ser a primeira atleta do país a disputar os Jogos de Inverno, em 2022


Celine Marti decidiu tentar se tornar a primeira esquiadora do Haiti a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno quando Pequim for anfitriã em 2022.

Quando bebê, Marti, que completou 40 anos no mês passado, foi encontrada nas ruas do Haiti por trabalhadores missionários.

Ela foi adotada por um casal suíço de Genebra que ignorou as advertências de que a jovem de nove meses não deveria sobreviver por muito tempo.
Autofinanciada, Marti agora trabalha em meio período como instrutora de esqui e diz que seus próximos alvos serão competir no Campeonato Mundial de Esqui Alpino da Federação Internacional de Esqui (FIS) de 2021 em Cortina d'Ampezzo na Itália e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

"Enquanto meu corpo estiver bem, continuarei", disse ela à CNN Sport.

"O próximo Campeonato Mundial de Esqui Alpino é em Cortina, na Itália, e eu gostaria de ir".
"Eu gostaria de continuar com esse sonho e em três anos são os Jogos Olímpicos e seria o sonho representar o Haiti nos Jogos de Inverno.

"Eu acho que é possível ver a bandeira haitiana na China."
Marti, que ficou viciada em esqui assim que experimentou o esporte em um acampamento escolar, competiu no evento de slalom feminino no FIS Alpine World Ski Championships de fevereiro em Åre na Suécia, terminando em 52º lugar.

Seu tempo de 3min e 33seg foi mais de um minuto e meio mais lento do que o divulgado pela vencedora Mikaela Shiffrin, dos Estados Unidos.
Dois dias antes, Marti se classificou em 82º no slalom gigante.

"Eu tenho um ditado: se você tem um sonho, você anda e vai", disse ela à CNN Sport.
Marti, que agora tem um filho adotivo e trabalha como policial no Aeroporto de Genebra, também compete em eventos de triatlo, maratona e iron man.

Sua primeira aparição em um Campeonato Mundial de Esqui Alpino da FIS aconteceu na cidade suíça de Saint Moritz em 2017.

Ela foi persuadida a representar o Haiti no evento por Thierry Montillet, membro da Federação Haitiana de Esqui, que ela conheceu enquanto competia no Campeonato Haitiano de Esqui Alpino de 2016 no resort francês Les Gets.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar