Últimas Notícias

Federação Olímpica da Irlanda gastou pelo menos um milhão e meio de euros com prisão de ex-presidente no Rio 2016


Lembram-se das prisão do ex-dirigente da Federação Olímpica Irlandesa? Ela aconteceu pouco antes dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016. Na época, Patrick Hickey, que esteve à frente da presidência do Comitê Olímpico Irlandês por 27 anos e membro do COI desde 1995, foi preso devido à acusação de vendas ilegais de ingressos para os Jogos Olímpicos.

Os custos legais em torno da prisão e detenção no Rio de Janeiro de ex-funcionários da Federação Olímpica da Irlanda (ex-OCI), incluindo o seu presidente, Patrick Hickey, totalizaram 444 mil euros, em 2017.

Os últimos resultados financeiros de 2017, que foram publicados recentemente no site da federação, mostram que os gastos com matéria jurídica, só naquele ano, alcançaram algo em torno de 385 mil euros.

“Podemos agora informar que contabilizamos mais 349 mil euros e isso representa o custo deste ano para a entidade”, diz o relatório financeiro. 

Os resultados financeiros de 2018 ainda não estão disponíveis e são esperados para junho. Antes de 2017, a presidente da OFI, Sarah Keane, havia divulgado que os custos legais até então haviam ultrapassado 1 milhão e euros, levando os custos legais do Rio, até o final de 2017 para próximo de 1,5 milhões de euros.

Até então, a controvérsia sobre a venda ilegal de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio já havia consumido uma grande quantidade de reservas em dinheiro do OFI, deixando-as com um déficit de 826 mil euros só em 2016.

A presidente do comitê, Keane, descreveu que os anos antecessores foram “caóticos, dramáticos, traumáticos e extremamente caros”.

O demonstrativo financeiro de 2017 acrescenta que a OFI não sabe qual será o custo legal final e não sabe se o seguro em vigor cobrará seu passivo.

“Conforme detalhado nas demonstrações financeiras de 2016, a controvérsia em torno dos Jogos Olímpicos no Rio resultou em um custo significativo para a organização. Este custo foi uma combinação de custos conhecidos no momento da emissão das demonstrações financeiras, bem como estimativas de provisões e provisões necessárias para contabilizar os custos ainda não faturados no momento”, disse o comunicado

“A extensão total dos custos relacionados à defesa de ações judiciais só será conhecida quando o processo for concluído. Da mesma forma, o nível de recuperação desses custos em relação ao nosso seguro também é incerto neste momento”.

Durante 2017, a OCI realizou 15 reuniões do conselho para lidar com as consequências da prisão de Hickey e a reorganização do conselho. A governança e a transparência da OCI se tornaram os pontos-chave após uma série de recomendações da Deloitte, que realizou um relatório de raiz e filial.

O julgamento no Brasil de Hickey pelas acusações de venda ilegal de ingressos foi suspenso em novembro de 2017, garantindo que ele não fosse obrigado a voltar da Irlanda para o Rio para a data do julgamento inicialmente previsto, em 29 de novembro. A Suprema Corte explicou que uma liminar para suspender o caso, concedida ao executivo da THG Kevin Mallon “se estende a todos os acusados ​​nesse processo”.

Os outros acusados ​​foram o Hickey e Barbara Carnieri, em um hotel, às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2016.

Os dois homens enfrentaram acusações de suposta venda de ingressos, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Apesar das extensas contas, espera-se que a declaração financeira de 2018 mostre uma redução dramática na exposição aos custos legais.

"Sim, 2017 foi um ano difícil, assim como 2016", disse o diretor executivo da OFI, Peter Sherrard. “Mas as coisas mudaram para melhor e estamos encontrando muita boa vontade das partes interessadas e patrocinadores. Em relação ao Rio e aos custos legais para 2018, posso confirmar que foram reduzidos e estarão na margem dos € 50.000”.

O OFI não indicou perspectiva de qual o julgamento da ação ocorrerá.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar