Últimas Notícias

Comitê Olímpico da Nova Zelândia lamenta a morte da primeira medalhista de ouro olímpica do país


O Comitê Olímpico da Nova Zelândia (NZOC) expressou sua tristeza pelo falecimento da primeira medalhista de ouro olímpica do país, Yvette Williams, aos 89 anos de idade.

Williams é considerada única na história do país com sua história e contribuição para o esporte, ajudando a preparar o caminho para gerações de jovens neozelandeses, especialmente mulheres e meninas.

Em 1952, ela ganhou dramaticamente a medalha de ouro do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Helsinque.

Williams saltou 6,24 metros para a vitória histórica e voltou para a Nova Zelândia como um heroína nacional.

Ela era uma das 76 pessoas atleta na delegação da Nova Zelândia que era composta apenas por nove mulheres.

Williams continuou com o sucesso esportivo e, em 1954, quebrou o recorde mundial de salto em distância das mulheres, com um surpreendente salto de 6,29 m na frente de sua torcida em Gisborne.

A atleta nascida em Dunedin também competiu em disco, arremesso de dardo e arremesso de peso, e em todas as disciplinas ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos da Commonwealth.

Williams foi coroado "Desportista do Ano" duas vezes, em 1950 e 1952, e foi eleito Atleta da Década dos anos 50.

Ela foi premiada com um membro da Ordem do Império Britânico em 1953 e foi introduzida no Hall da Fama dos Esportes da Nova Zelândia em 1990.

"Yvette Williams foi um blazer e um verdadeiro exemplo do que é possível para as mulheres no esporte", disse o presidente do NZOC, Mike Stanley.

"Ela era uma neo-zelandesa verdadeiramente humilde, profundamente apaixonada por esportes e jovens atletas."

"Sua posição na história da Nova Zelândia é única e sua contribuição para o esporte abriu as portas."

"Ela foi um membro precioso da equipe da Nova Zelândia e é um dos nossos maiores atletas de todos os tempos, sua falta será sentida por todos que a conheceram."

Além de ser uma campeã de atletismo em discos, obstáculos, dardo, salto em distância, pentatlo e arremesso de peso, Williams também foi uma excelente atleta competindo no basquete e no netball, jogando tanto em nível provincial quanto nacional.
Ela também era professora de educação física e, através de sua profissão e paixão, diz que ela impactou positivamente as meninas na escola secundária e as encorajou a seguir seus sonhos por muitos anos.

Além disso, Williams contribuiu de várias maneiras para muitas entidades esportivas regionais.

Apesar de viver com problemas de saúde significativos nos últimos tempos, ela regularmente fez aparições em eventos da equipe olímpica da Nova Zelândia, onde ela teve tempo para conversar e inspirar aqueles ao seu redor.

Em 2013, ela inaugurou a Bolsa Yvette Williams, que a cada ano oferece apoio financeiro a um atleta promissor.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar