Últimas Notícias

IAAF permite que mais 21 atletas russos possam competir como neutros

A equipe de pista e campo do atletismo neutra da Rússia aumentou de tamanho, já que a IAAF aprovou mais 21 atletas nesta quinta-feira para competir internacionalmente - mas a Rússia diz que é tarde demais para os campeonatos europeus da próxima semana.

A IAAF decidiu que Yelena Sokolova, medalhista de prata olímpica em salto em distância de 2012, pode retornar à competição internacional pela primeira vez desde que a equipe russa foi proibida em 2015 devido ao doping generalizado. A saltadora tripla Irina Gumenyuk tem sua aprovação estendida desde a última temporada.

No entanto, com apenas oito dias antes do começo do campeonato indoor europeu em Glasgow, a Rússia diz que não terá tempo para obter vistos britânicos.

"Eles estão todos obviamente felizes por ter status neutro e a chance teórica de competir nos campeonatos europeus, mas por razões objetivas nossos atletas têm que recusar", disse o técnico Yuri Borzakovsky em um comunicado. "Eles simplesmente não conseguem resolver todos os problemas organizacionais em tão pouco tempo".

A federação disse que isso afeta 6 atletas que atendem a padrões de classificação.

Para obter status neutro, os atletas russos tiveram que mostrar que estão limpos, fornecendo informações sobre o histórico de testes de drogas para um painel da IAAF.

As aprovações são as primeiras concedidas desde que a Agência Mundial Antidoping começou a analisar os dados do laboratório de Moscou no mês passado. A IAAF não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre se as novas informações já estavam sendo usadas para selecionar atletas que podem ter se dopado em anos anteriores.

Mesmo com o sistema de status neutro em vigor, ainda houve embaraços relacionados a doping para a IAAF e a Rússia. Dos seis russos que conquistaram medalhas do campeonato mundial como neutros em 2017, dois já foram destituídos do status de atletas neutros.

Foto:AP

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar