Últimas Notícias

Comitê paralímpico internacional reintegra Rússia como membro após 30 meses de suspensão


Depois de 30 meses, a Rússia pode voltar a disputar competições paralímpicas. O Comitê paralímpico russo (RPC) foi reintegrado ao  Comitê paralímpico internacional, desde que cumpra uma série de exigências até 31 de dezembro de 2022, senão será suspensa de novo.


A Rússia está está suspensa desde agosto de 2016 e ficou de fora dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Andrew Parsons, presidente do IPC, falou sobre o fim da suspensão: 

"Desde a sua suspensão, o RPC fez progressos significativos na transformação de sua governança e como ela atua em suas atividades antidoping. O RPC reuniu 69 dos 70 critérios de reintegração originalmente delineados pelo IPC, o que nos dá a confiança de que agora é uma organização muito melhorada a partir do momento em que foi suspensa." 

Parsons também explicou que as exigências só foram colocadas pois os russos não aceitaram as conclusões do relatório McLaren“Consequentemente, continuaremos a supervisionar as ações e atividades do RPC até 31 de dezembro de 2022, um período que abrange os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 e Pequim 2022 ."


Parsons também mostrou felicidade em receber a Rússia de volta, mas deixou claro que não hesitará em suspender o país de novo se eles descumprirem as exigências, que são as seguintes: 

- O Comitê paralímpico russo deve permanecer em conformidade com todos os requisitos do Programa Mundial Antidoping (incluindo, em particular, o Código Mundial Antidoping) e o Código Antidoping do IPC.

- RUSADA (Agência antidoping russa) não deve ser declarada “não conforme” pela WADA.

- Os atletas russos terão o direito de participar de certas competições somente se tiverem cumprido as exigências mínimas de testes especificadas durante os seis meses imediatamente anteriores ao último dia da competição em questão.

- O RPC, IPC, Federações Internacionais que são membros do IPC e RUSADA devem ser capazes de realizar suas respectivas atividades antidoping na Rússia e em relação aos atletas russos e pessoal de apoio ao atleta de forma eficaz e sem interferência externa.

- O RPC deve fornecer trimestralmente ao Departamento Antidopagem do IPC um calendário nacional atualizado que mostre todos os eventos de competição e treinamento programados durante o ano calendário relevante. O calendário deve ser mantido com precisão pelo RPC e qualquer atualização notificada ao Departamento Antidoping do IPC o mais rápido possível.

-  O RPC deve garantir a autorização permanente para o envio atempado de amostras (urina e sangue) para fora da Rússia, sem interferência ou violação da cadeia de custódia.

- O RPC deve obter acesso livre e irrestrito aos atletas para testes antidoping, incluindo (sem limitação) a emissão de todas as autorizações necessárias para acessar 'cidades fechadas', a fim de coletar amostras sem aviso prévio de atletas localizados lá.

- O RPC deve reembolsar o IPC por quaisquer custos incorridos pelo IPC na avaliação da conformidade com os critérios pós-reintegração.

- O RPC deve fornecer relatórios de progresso detalhados ao IPC (em inglês) a cada seis meses (até 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano).

- Em 2019, o RPC deve pagar ao IPC EUR 250.000 como contribuição para o aumento dos testes necessários em relação aos atletas russos do Pará sob a jurisdição do IPC. A partir de 2020, esse montante é de 125.000 euros por ano nos próximos três anos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar