Últimas Notícias

CBJ e Secretaria do Esporte discutem intercâmbio com o Japão

Desde 2016, o Brasil e o Japão mantêm uma parceria para a troca de experiências esportivas e de organização dos Jogos Olímpicos. Uma das iniciativas, assinada durante o Fórum Mundial de Cultura e Esporte, teve como objetivo o envio de professores brasileiros de judô para um treinamento no Japão, a fim de conhecerem a forma de ensino da modalidade em escolas públicas e replicarem o modelo no Brasil. No final de fevereiro, o secretário especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira, recebeu o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Silvio Acácio Borges, para discutir a próxima fase do projeto.

Ao todo, 15 profissionais brasileiros já passaram pelo curso do Instituto Kodokan, em parceria com a Universidade Tsukuba. “Tivemos uma reunião proveitosa tendo em vista o projeto de intercâmbio que já ocorreu anteriormente”, comentou o secretário. “Pedimos à confederação que partilhe conosco aquilo que foi aprendido e trocado com os japoneses em termos de introdução do judô na escola e solicitamos a eles que, nos próximos projetos, a participação da política pública brasileira de esporte seja mais efetiva”.

A proposta, encabeçada pela Embaixada do Japão no Brasil e com direção da CBJ, é que a arte marcial seja introduzida no currículo das escolas públicas brasileiras, com foco em valores como disciplina e respeito, pregados pelo judô. “O secretário se mostrou propenso a efetivar essa parceria, ele vê a importância que a modalidade tem na formação do indivíduo”, afirmou Silvio Acácio Borges. “Temos um trabalho de base forte nas academias, nas associações, nos clubes. Essa proposta do Japão é diferente. Hoje a gente tem um trabalho muito voltado para o social, e a proposta do Japão é educacional. Com certeza vamos evoluir ainda mais”, explicou.

Participaram também do encontro a secretária indicada para a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Carla Ribeiro; o gestor de eventos da CBJ, Matheus Theotônio; o primeiro secretário da Embaixada do Japão, Hisayoshi Muto; e o terceiro secretário Takuya Okumura.

Foto: Secretaria Especial do Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar