Últimas Notícias

AIBA acusa o COI de não proteger os atletas e já está em planejamento da qualificação para Tóquio 2020

Membros do Comitê Executivo da Associação Internacional de Boxe (AIBA) criticaram a decisão de congelar o planejamento para o esporte em Tóquio 2020, quando a organização anunciou que começou a planejar o processo de qualificação para os Jogos na capital japonesa.

O italiano Franco Falcinelli, cuja suspensão do órgão mundial foi suspensa temporariamente em novembro, criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em um comunicado divulgado após a conclusão de uma reunião do Comitê Executivo de dois dias em Istambul.

Falcinelli os acusou de orquestrar a incerteza enfrentada pelos pugilistas em relação à qualificação para o torneio olímpico de boxe em Tóquio 2020.

O COI congelou o planejamento para o esporte, incluindo o processo de qualificação, em novembro, quando lançou um inquérito sobre a AIBA devido a problemas contínuos com sua governança, gestão financeira e integridade de suas competições.

Um grupo que ameaçou se separar da AIBA escreveu para a oferta do COI para ajudar a organizar e administrar a competição nos Jogos de 2020.

A medida foi recebida com raiva pela AIBA, que iniciou uma investigação sobre o "grupo desonesto de indivíduos do Cazaquistão" que afirmam estar por trás da carta.

A AIBA revelou que decidiu se apressar no planejamento do processo de qualificação para Tóquio 2020.

AIBA não revelou, no entanto, detalhes exatos dos passos que tomou em relação à qualificação para Tóquio 2020.

Falcinelli, presidente da Confederação Europeia de Boxe e vice-presidente da AIBA, questionou o movimento feito pelo COI e acusou a organização de não proteger os atletas do esporte.

"É realmente no melhor interesse de nossos atletas ou a chamada proteção para nossos boxeadores e nosso esporte esperar até o final de junho para que eles conheçam sua participação nos Jogos Olímpicos?" ele disse.

"Por que colocar a presença do boxe nos Jogos Olímpicos em fortes dúvidas por tanto tempo?"

Autoridades do COI estão esperançosas de que a confirmação final se haverá uma competição olímpica de boxe em Tóquio 2020 - e quem irá organizá-la - acontecerá em sua sessão em Lausanne em junho.

Os comentários de Falcinelli, representando uma notável reviravolta como ele inicialmente ativamente campanha contra Gafur Rakhimov para se tornar presidente da AIBA, marca o mais recente ato de desafio do órgão, apesar de sua capacidade de organizar a competição olímpica em Tóquio 2020 permanecendo em perigo.

O COI declarou publicamente que a eleição de Rakhimov de forma permanente é uma de suas principais preocupações com a AIBA, devido a ele permanecer na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como "um dos principais criminosos do Uzbequistão".

De acordo com um comunicado da AIBA, o Comitê Executivo novamente deu seu total apoio à AIBA liderada por Rakhimov, apesar das questões delineadas pelo COI.

Foto:AIBA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar