Últimas Notícias

Coluna Nihonde wa Surto - Irashaimasse (Seja bem vindo)

Por Luane Magalhães

Nada mais justo do que começar essa coluna sobre costumes e coisitas japonesas do que dando boas vindas e falando sobre dois modos como os japoneses saúdam as pessoas. Começar se sentindo bem vindo é sempre o melhor começo! 

"Irashaimasse", a palavrinha do título do post pode ser traduzida por "Seja bem vindo" e você ouve ela sendo dita bem efusivamente por todos os atendentes de um estabelecimento comercial - seja loja ou restaurante - ao chegar nele. Aliás, muito provavelmente, você já a tenha ouvido quando entrou em um restaurante japonês mais tradicional aqui no Brasil. Se não prestou atenção, vale a dica para ficar antenado.

Eu sempre me pergunto o que responder quando escuto. Afinal, se estão me dizendo "Bem vinda" eu imaginava que tinha no mínimo que responder "arigatô" - obrigada - , mas não. Moro em um bairro japonês aqui de São Paulo e meu marido que é sansei (terceira geração, neto de japoneses imigrantes) e morou no Japão por dez anos garante que por incrível que pareça, não existe uma expressão de resposta, mas se quiser, fazer uma leve referência soará educado.

Mas atenção! Irashaimasse é usado apenas para receber clientes. Quando se chega em casa é usada outra expressão. Essa eu aprendi assistindo muita novela oriental. Quem chega em casa (na casa em que você mora), grita "Tadaima!" (ただいま) - Cheguei! Estou de volta! - e quem está em casa responde "Okaeri!" (おかえり) - Bem vindo de volta! - 

Ainda existem as expressões "Yôkoso" (ようこそ) - Bem-vindo - e "He Yôkoso" (へようこそ) - Seja Bem-vindo! -.

E assim, os japoneses vão saudando clientes e familiares e demonstrando sua satisfação em recebê-los seja em casa ou em seus estabelecimentos comerciais ou restaurantes. Chegar em casa e ser recebido com um bem vindo eu acho muito bacana. Essa sensação de acolhimento. 

Essa coluna mensal no Surto Olímpico (caso vocês gostem e não enviem emails pedindo pelo amor de Kami Sama para que ela seja limada do blog rsrsrs) vai trazer algumas curiosidades e detalhes da cultura oriental que é linda e riquíssima em significados. Vamos falar de expressões, talvez algumas receitas de comidinhas que dá para fazer em casa, dicas de animes e doramas (aquelas novelas japonesas que algumas vezes nos fazem desidratar de tão emotivas) e também alguns livros legais como o Musashi... Me aguardem.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar