Últimas Notícias

Temendo punição do COI, Comitê Olímpico Russo apela contra decisão de tribunal de Moscou sobre doping

O Comitê Olímpico da Rússia apelou de uma decisão do tribunal de Moscou que tentou anular a desqualificação por doping de duas medalhas de ouro das Olimpíadas de Inverno de Sochi.

A Corte da Cidade de Moscou decidiu no mês passado que o bobsledder Alexander Zubkov - que carregava a bandeira russa na cerimônia de abertura de Sochi - poderia manter suas medalhas porque uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte para manter sua eliminação não era válida na Rússia.

Isso foi um desafio para a autoridade do CAS e do Comitê Olímpico Internacional.

O ROC disse na quinta-feira que a decisão do CAS era válida sob a lei internacional e que ignorá-la poderia levar a mais sanções contra a Rússia do COI - mesmo potencialmente ameaçando a participação da Rússia nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio.

O ROC acrescentou que está preocupado que a decisão do tribunal de Moscou possa "dar origem a dúvidas de que a Rússia realmente observa os principais princípios da luta contra o doping".

Zubkov venceu os eventos de bobsled de dois homens e quatro homens nas Olimpíadas de Sochi, mas foi desqualificado pelo COI no ano passado. O veredito foi confirmado pelo CAS quando Zubkov recorreu. A Carta Olímpica exige que todas as disputas nos jogos sejam submetidas ao CAS.

Zubkov e suas equipes continuam desclassificados nos resultados olímpicos oficiais, mas a decisão de Moscou pode dificultar a recuperação das medalhas do COI. Equipes suíças e letãs estão na fila para herdar as medalhas de ouro.

O caso do COI contra Zubkov baseou-se em depoimentos de Grigory Rodchenkov, diretor de laboratório antidoping de Moscou e Sochi, que disse ter trocado amostras limpas de atletas dopados e provas forenses de que a amostra supostamente falsa armazenada em nome de Zubkov continha mais sal do que poderia ser possível na urina de um ser humano saudável.

Foto:AP

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar