Últimas Notícias

Comitê olímpico russo admite dificuldade em reaver medalhas de atletas flagrados em exames antidoping

O Comitê Olímpico da Rússia (ROC) confirmou que a organização recebeu uma nova carta do Comitê Olímpico Internacional (COI) com pedido para devolver as medalhas olímpicas dos atletas pegos no doping nos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Segundo a agência de notícias russa "Tass", o COI exigiu que fossem tomadas medidas para que os prêmios fossem devolvidos e redirecionados.

Diretor do departamento legal do ROC, Alexander Brilliantyova revelou que nenhum atleta devolveu medalhas desde o final do ano passado, quando Anna Chicherova retornou o bronze que venceu em Pequim 2008. Vinte e oito de 101 atletas pegos no doping em Pequim 2008 e em Londres 2012 são russos.

As federações nacionais também admitiram que não conseguiram convencer os atletas. Em entrevista à Tass, o diretor-executivo da Federação Russa de Levantamento de Peso disse que muitos medalhistas russos ignoram ou dizem que perderam o prêmio.

"Nós recebemos uma carta do ROC recentemente, não foi a primeira. Nós temos trabalhado nesta área no fim de 2016. Nós mandamos cartas não só para atletas, mas para federações regionais. Alguns atletas ignoram nossos apelos e outros dizem que perderam o prêmio. Alguns atletas deixam claro que não vão devolver. Nenhum dos atletas do levantamento de peso que tiveram suas conquistas canceladas dos Jogos de 2008 e 2018 devolveram suas medalhas" declarou.

O COI informou ao site "insidethegames" que pediu o retorno de "medalhas e diplomas" de 11 atletas russos que foram pegos no doping durante a Olimpíada de Inverno de Sochi, em 2014.


Com informações de globoesporte.com
foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar