Últimas Notícias

COI diz as federações internacionais para a Espanha não irá sediar nenhum evento, a menos que garanta a participação do Kosovo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu às Federações Internacionais (FI) que não concedam grandes eventos à Espanha, a menos que o governo garanta que o Kosovo possa competir sem discriminação depois que a nação for proibida de participar sob sua bandeira no Campeonato Mundial de Karatê.

O vice-diretor-geral do COI, Pere Miró, disse que os organizadores alertariam os IFs a evitarem sediar competições esportivas internacionais na Espanha se o governo mantiver sua posição em relação ao Kosovo.

Ele marca o primeiro aviso direto do COI contra a Espanha, que até agora não se mostrou disposta a reconhecer o Kosovo.

"Se o governo espanhol não estiver em condições de garantir o acesso não só ao Kosovo, mas a todos os atletas para competir, devemos advertir todos os IFs que, até que isso seja resolvido, eles não devem realizar competições internacionais lá", disse Miro.

Miro, diretor do COI para as relações do Comitê Olímpico Nacional (NOC), afirmou que um acordo que visse o Kosovo competir aqui com as iniciais de sua federação - o KKF - era "aceitável" mas igualmente "não foi longe o suficiente".

Atletas kosovianos usavam uniformes com "KKF" nas costas - mas ainda eram exibidos nos placares e nas telas dentro da arena como "World Karate Federation (WKF) 5".

Miro, que é da Espanha, disse que isso é semelhante ao acordo alcançado para os termos da participação de Kosovo nos Jogos do Mediterrâneo em Tarragona no início deste ano.

Atletas da nação, que se tornou membro pleno do COI em 2014, participaram dos Jogos como o Comitê Olímpico Nacional do Kosovo.

Miro afirmou que o COI esperava que a decisão dos Jogos do Mediterrâneo estabelecesse um precedente.

Miro acrescentou que compartilha a posição do presidente da WKF, Antonio Espinós, que disse que, no caso dos jogos, eles teriam que "considerar seriamente a possibilidade de não vir à Espanha" se a situação não for resolvida.

Ele rejeitou as sugestões de que o COI não havia agido com rapidez suficiente sobre o assunto, embora estivesse claro que Kosovo enfrentaria problemas nesses campeonatos devido à contínua recusa do governo em reconhecer sua independência.

O COI no início deste ano disse aos IFs para "considerar cuidadosamente" a concessão de eventos para a Sérvia e o Kosovo, em meio à gravidade da tensão política entre os dois países.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar