Últimas Notícias

Após confusões nos Jogos Asiáticos, AIBA autoriza mudança na regra do boxe

A Associação Internacional de Boxe (AIBA) irá introduzir o direito de protestar de decisões de juízes após os episódios ocorridos durante os Jogos Asiáticos, encerrados neste domingo (2) em Jacarta (INA).

A causa da mudança foi após dois treinadores da Coreia do Norte terem sido expulsos dos Jogos depois de invadir e se recusar a deixar o ringue, além de incitar o público a violência, após um lutador do país ter sido derrotado na disputa do ouro contra um lutador da China.

A policia teve que tirar os dois da Jakarta International Expo, local de disputas do boxe, e tiveram as suas credenciais imediatamente revogadas. A dupla ainda vai encarar um processo disciplinar aberto pela AIBA.

Não foi a primeira confusão no local. No começo da semana passada, um torcedor iraquiano tentou invadir o ringue, incentivado pelo cornerman do boxeador, após o lutador do país perder em decisão dividida.

Abaixo segue o inicio da confusão:
O diretor executivo da AIBA, Tom Virgets, disse em entrevista que: "AIBA tem a responsábilidade de garantir o Fair Play e vamos garantir que isso aconteça."

"Teremos um comitê para protestos, porque mesmo nos melhores momentos haverão decisões controversas, os juízes ficam cansados e é como todo esporte em que a decisão é subjetiva."

Segundo a regra 5 da AIBA "Nenhum protesto é permitido e a decisão do árbitro na luta é definitiva."

Virgets disse que: "Anos atrás o protesto era permitido nas regras, a organização sentiu que esse direito estava sendo abusado e esse direito acabou sendo retirado."

"Deveríamos ter corrigido o processo para eliminar os abusos, ao invés de retirar o direito ao processo."

"Acho que essa decisão aumentou os problemas, pois aumentou a frustração por não permitir um caminho para tentar corrigir um erro se ele for percebido."

A mudança vem no momento em que o esporte luta para se manter no programa olímpico. A permanência no programa em Tóquio 2020 ainda não é certo após alguns juízes que estiveram nos Jogos de 2016 terem sido mandados de volta para casa após acusações de manipulação de resultados.

Logo após os Jogos do Rio, todos os juízes que atuaram no evento foram suspensos.

O Comitê Executivo da AIBA já votou para permitir o protesto e agora estão estudando ferramentas para serem utilizadas no devido processo. O Comitê de Regras da entidade está trabalhando nisso e em um futuro bem próximo, essa regra será implementada em todas as competições.

Foto: AFP




0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar